terça-feira, 30 de abril de 2013

Joana Vasconcelos no Palácio


Claro que um dia destes irei engrossar a lista de visitantes da exposição de Joana Vasconcelos patente actualmente no Palácio da Ajuda.
Enquanto esse dia não chega decidi recuperar umas fotos interessantes captadas em finais de Junho de 2012 no Palácio de Versalhes, Paris.
Consta que fui um dos 1,6 milhões de visitantes que no Verão do ano passado visitaram a exposição da artista, a primeira mulher e a mais jovem convidada a expor arte contemporânea em Versalhes.
A exposição de Joana Vasconcelos reuniu 15 obras distribuídas pelos vários espaços interiores e exteriores do palácio, onde a artista portuguesa nascida em Paris, em 1971, instalou peças como as já famosas Marilyn, Coração Independente, Peruca e Mary Poppins.
Aqui estão algumas imagens da minha passagem pelo palácio de Joana Vasconcelos.

































segunda-feira, 29 de abril de 2013

MEC na Time Out


Tempos houve em que comprava religiosamente as publicações que mais gostava de ler.
Agora - a austeridade assim o impõe - sou cada vez mais selectivo na hora de comprar revistas.
É claro que continuo a ter as minhas preferidas, mas, por si só, esse facto não faz com que as adquira sempre.
Uma edição histórica, um tema de capa surpreendente ou uma entrevista a alguém que admire, por exemplo, levam-me a não perder uma determinada revista.

A edição da Time Out Lisboa desta semana enquadra-se totalmente na categoria must have. O grande (cada vez mais) Miguel Esteves Cardoso, que lançou agora "Como é Linda a Puta da Vida", foi director convidado da presente edição. Imperdível.



Esta é para ler e guardar

domingo, 28 de abril de 2013

Dois filmes e um livro


É raro ter um dia livre no fim-de-semana. Quando não são os seniores, são os juniores, os juvenis ou os iniciados.
Desta vez não houve infantis nem benjamins a furar planos. Como não sei quando voltará a acontecer, o sábado foi bem esmifrado.

CINEMA


Não deslumbra, mas vê-se bem


LEITURA


Numa palavra: GENIAL. Em três: GE-NI-AL!


CINEMA (em casa)


"Detachment" é um filme assombroso realizado por Tony "American History X" Kaye


O homem sem rosto é Adrien Brody. Depois de dar vida Wladyslaw Szpilman em "O Pianista", o actor tem outra interpretação extraordinária como Henry Barthes em "O Substituto"


Um professor substituto à deriva - I realized something. I'm a non-person - numa escola igualmente perdida

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ritália & Bocage


Abriu recentemente em Setúbal, na Praça do Bocage, mesmo ao lado da Câmara Municipal, a pastelaria e bistrot "Ritália & Bocage".
Por detrás do projecto está Filipe Blanquet, jovem sadino de 29 anos, conhecido pela criação de roupa confeccionada em açúcar.
Eu já lá fui e recomendo a todos uma visita ao espaço que foi durante cerca de um século a casa do Restaurante Bocage.
Além do estabelecimento, que manteve boa parte dos materiais originais, os doces são uma tentação para os sentidos.


Tomei conhecimento do novo espaço na revista "Visão"


Aqui está apenas uma amostra da doçaria da casa


O espaço é muito agradável e está aberto todos os dias


Não podia faltar El mano sadino


Estão a ver este maravilhoso bolo de cenoura e chocolate? Adivinhem para quem foi a última fatia :P

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Warrior


Gostei imenso de "The Fighter - Último Round", mas, garanto-vos, este "Warrior - Combate Entre Irmãos" não lhe fica nada atrás.


Não se iludam (é muito mais do que um filme de pancadaria)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Livros da minha vida


Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro. Tal como quando falamos de filmes, é uma missão impossível eleger os livros da minha vida. A cada autor e obra que descubro - neste momento estou a ler um que me está a encher as medidas de tão bom que é -, tenho a certeza de que o melhor ainda está por ler.
Muitas obras poderiam figurar no meu top. As três escolhas que se seguem podem soar demasiado óbvias e nem tenho a certeza de terem sido os melhores livros desfolhei. No entanto, afirmo, sem hesitar, que os que se seguem foram, por razões diferentes, três dos mais marcantes.



Troika de luxo

"Os Maias”, Eça de Queirós"

Li-o contrariado porque fazia parte das obras obrigatórias no secundário. Ao olhar para o calhamaço só pensava nas horas em que não iria jogar futebol com os meus amigos e na quantidade filmes que poderia ver nesse período de seca. Puro engano! Graças ao génio de Eça de Queirós, a história de Carlos da Maia e Maria Eduarda perdura até hoje. Admitir na altura que tinha gostado muito do livro era razão para ser ostracizado, com justa causa, pela malta cool (leia-se parva) da turma. Eu fi-lo e – estava enganado – não fui excluído por ninguém.

“Ensaio Sobre a Cegueira”, José Saramago

Num autor de eleição havia muito por onde escolher. Esta é, no entanto, a minha obra preferida. Li-o há cerca de 15 anos e nunca um livro me marcou de forma tão vincada. Transportado para um mundo em que o pior da natureza humana vem ao de cima, vi-me aflito a cada página e transportado para uma cidade em que todos (excepto a mulher do médico), sem explicação, cegam. Ter esta obra-prima autografada pelo próprio Saramago é um bónus.


“O Retrato de Dorian Gray”, Oscar Wilde

O escritor irlandês criou um dos clássicos incontornáveis da literatura universal. Depois de conhecer Dorian Gray fiquei com a certeza de que aquele que vier um dia a possuir o elixir da juventude terá um elevado preço a pagar. Talvez o exercício físico, a alimentação saudável e uma vida regrada sejam as melhores receitas para adiar o inevitável envelhecimento. Gosto tanto do livro que tremo de pavor sempre que se fala de uma adaptação cinematográfica.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Porta R & C



Uma obra de arte...


...curiosa ;)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Caderno


Por norma, antes de terminar um livro já tenho planeado o que vou ler em seguida. Desta vez aconteceu a excepção que confirma a regra.
Depois de um périplo pela estante, que começa a ficar pequenita para tanta literatura e filme, deparei-me com um livro de José Saramago - "O Caderno" - que me foi oferecido no aniversário de 2009 por um casal amigo e que estava, até há pouco tempo, esquecido na terceira fila de uma prateleira.
Não se trata de um romance, mas de uma compilação dos textos escritos pelo autor para o seu blog entre Setembro de 2008 e Março de 2009. Nas palavras de Saramago são "comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice".
Nos textos que nos apresenta, o escritor, se exceptuarmos desporto, aborda todas as temáticas que se possam imaginar: política, religião, economia, finanças, ambiente, cultura...
Homem de ideias vincadas e controverso q.b. - já todos sabemos que uns adoram-no e outros detestam-no -, há uma constante inegável: o sentido de humor está presente em quase todas as páginas de "O Caderno".




Numa das páginas do livro, José Saramago partilha uma citação de Almeida Garrett...



sábado, 13 de abril de 2013

Regresso


Para mim, estar mais de mês e meio sem ir ao cinema é muuuito tempo!
Depois de Janeiro e Fevereiro terem sido non-stop - a temporada dos Óscares assim o dita -, é chegada a hora de voltar às salas.
O escolhido é este:


O filme é escrito e realizado pelo inglês Dan Mazer, um dos homens por detrás de "Ali G", "Borat" e "Bruno"

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Serviço Glorioso



Tour 2012/2013


“A Rulote do Pedro” vai a todas! Feira do Monte Abrãao (todos os sábados), Carcavelos (quintas-feiras) e Cascais-Adroana (primeiro e terceiro domingo de cada mês), informa o site oficial do estabelecimento ambulante.
Não foi em nenhuma das localidades mencionadas que avistei “A Rulote do Pedro”, mas na Margem Sul, quem sabe, a caminho do Mercado de Coina.
Para o caso de pretenderem contratar o “serviço glorioso” do Pedro, que está "disponível para participar em festas e eventos com preços especiais", o Saudinha poupa-vos o trabalho de investigação. Entremeadas, pregos, salsichas e hambúrgueres, acompanhados por batata frita e salada, compõem o menu deste restaurante sobre rodas. Para quem não estiver numa de carne pode sempre optar por uns filetes com arroz e, claro, salada.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Boas leituras


Há menos de um ano li pela primeira vez Ken Follett.
Volvidos cerca de 11 meses, já foram milhares as páginas que folheei do autor britânico.

Depois de ler "O Estilete Assassino", "O Homem de São Petersburgo", "O Terceiro Gémeo", "Um Mundo Sem Fim", "A Queda dos Gigantes" e "O Inverno do Mundo", respectivamente, 1.º e 2.º volumes da trilogia "O Século", terminei agora "O Escândalo Modigliani".
O facto de querer conhecer outras obras de Ken Follett reflecte o quanto gosto dos enredos e da forma como o autor conta as histórias que cria.

A boa notícia é que, independentemente do tempo que Ken Follett demore a lançar novas obras, existem ainda muitas por onde escolher: "Triplo", "A Chave de Rebeca", "O Vale dos Cinco Leões", "Os Pilares da Terra", "Contagem Decrescente", "Nome de Código: Leoparda", "Voo Final", "A Ameaça", entre outros.



Os Follett(s) cá de casa

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rir para não chorar


Fiquei a saber hoje que a casa do Rio Ave é em... Aveiro!
(mais valia não porem legendas)

D'Artacão, Solnado e os estranjeiros


Mais um exemplo para a secção "cuidado com a língua".
Depois de um sapateado sui generis, continuamos na secção musical. Este foi captado numa loja de antiguidades...


Felizmente, D'Artacão e os Três Moscãoteiros e Raul Solnado não estão na mesma categoria dos "singles estranjeiros"!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Vale tudo para ser presidente


Estou a ver "House of Cards" desde que começou a passar no TV Séries.
A cada episódio transmitido a qualidade mantém-se bem alta.
Quem acompanha sabe do que estou a falar, quem não vê não sabe o que perde.



Chegará Francis Underwood (Kevin Spacey) à cadeira do poder?