segunda-feira, 24 de março de 2014

Adeus "Magnífico" João


O primeiro jantar dos 15 Magníficos

Os 15 Magníficos são agora 14! O nosso amigo João Pimenta já não está connosco. A notícia chegou de forma crua numa rede social. Expressões como "até sempre" e "descansa em paz" alertaram para a partida do João. Ficámos incrédulos porque, por mais que a vida nos pregue partidas, nunca estamos realmente preparados para a morte.

Conheci o João Pimenta a 1 de Abril de 2009, dia em que iniciámos o curso de Formação de Formadores, na EPCC. O facto de o João ser o colega mais velho do grupo - teria então 46 anos - era apenas uma coincidência. Todos gostávamos muito do João, era impossível que assim não fosse. Apesar de na altura estar numa fase difícil da sua vida, nunca esmoreceu o seu sorriso.

Em todas as conversas era assertivo, característica que facilmente se transformava em teimosia, mas a sua persistência era adorável. Pessoalmente, lembro-me dos seus abraços, lembro-me da sua caricatura à la Charlot numa das aulas, lembro-me da forma atenciosa como falava, genuinamente interessado em nos escutar. Recordo-me das nossas reuniões (almoçaradas e jantaradas de grupo), recordo-me do seu sorriso franco, e guardo a imagem da última vez que nos vimos, na praia de Albarquel.

No dia em que soubemos da notícia, fizemos questão de nos irmos despedir do João. Apesar da tristeza que sentimos por ali estar - desta vez não nos encontrámos para um cinema, jantar ou café -, constatámos que foi muito bom tê-lo conhecido. Tenho a certeza que falo por todos os Magníficos quando o afirmo. Todos gostávamos muitíssimo do João. Ao recordar no Saudinha alguns dos momentos que partilhámos, descobri um testemunho do João. A alegria de sentir que o sentimento era recíproco enche-me de felicidade.

EIS O QUE O JOÃO ESCREVEU SOBRE TODOS NÓS:

Joao disse...
(...) Foi o acaso que me fez ficar desempregado. Foi o acaso que mesmo sem intuito de ser formador me fez decidir inscrever no curso. Foi o acaso que determinou ficar neste grupo. E por acaso, do acaso surgiu um dos momentos mais brilhantes, mais felizes, mais emocionantes que o momento da vida me presenteou. Conhecer-vos.
O amor é indiscutivelmente um momento sublime das nossas vidas. A amizade será talvez o mais sublime de todos os momentos. Perder um amor dói-nos no coração, perder uma amizade é parte da alma que se extingue.
Quero-vos para sempre no momento da minha vida.
Adoro-vos.
Tenho imensas saudades vossas e infelizmente não poderei estar presente na segunda-feira, mas fico a aguardar novos encontros.
Katia por favor acrescenta as vírgulas.
Mil beijos e Abraços para todos.
João Pimenta

30 de Maio de 2009 às 23:45

terça-feira, 11 de março de 2014

Os últimos segundos




Na ressaca do Óscares, encontrei um vídeo com as derradeiras imagens de todos os 86 filmes vencedores do prémio mais cobiçado. De "12 Anos Escravo" a "Asas".

quarta-feira, 5 de março de 2014

Velhas tecnologias


É verdade, estamos obsoletos!
Têm dúvidas?
Vejam o vídeo com a reação das crianças aos telefones de que nos lembramos tão bem.
Vai valer a pena ;)


domingo, 2 de março de 2014

Os meus Óscares


Caros amigos, conhecidos e leitores anónimos,
Serve o presente post para vos informar que já me encontro em estágio para a noitada dos Óscares.
A propósito desta noite/madrugada, há coisas que nunca mudam...
Sim, já estou abastecido de pipocas. Sim, tenho as minhas preferências. Sim, quero que aconteçam surpresas. E sim, a minha equipa - tradição infeliz esta! - voltou a perder no fim-de-semana em que as estatuetas são entregues. Para os mais distraídos, refiro-me ao futebol!
Como estou um pouco preguiçoso, deixo-vos apenas uma lista com as minhas avaliações nas principais categorias, tendo em conta os filmes que tive a oportunidade de ver.



FILME

Gravidade 9
Her 8
O Clube de Dallas 8
O Lobo de Wall Street 9
Golpada Americana 6
Filomena 7
12 anos de Escravo 7
Capitão Phillips ?
Nebraska ?


REALIZAÇÃO

Alfonso Cuarón, Gravidade 9
Steve McQueen, 12 Anos Escravo 7
David O. Russell, Golpada Americana 6
Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street 8
Alexander Payne, Nebraska ?


ATOR

Matthew McConaughey 8
Leonardo DiCaprio 8
Christian Bale 6
Chiwetel Ejiofor 7
Bruce Dern ?


ATRIZ PRINCIPAL

Amy Adams 7
Cate Blanchett 9
Sandra Bullock 8
Judi Dench 7
Meryl Streep ?


ATOR SECUNDÁRIO

Jared Leto 8
Jonah Hill 7
Bradley Cooper 6
Michael Fassbender 7
Barkhad Abdi ?



ATRIZ SECUNDÁRIA

Sally Hawkins 7
Julia Roberts ?
Lupita Nyong'o 8
Jenniffer Lawrence 7
June Squibb ?

sábado, 1 de março de 2014

Alegro e a Baixa


A nove meses da inauguração do Centro Comercial Alegro muita gente vaticina a morte do comércio tradicional em Setúbal. Não concordo. Em primeiro lugar porque nunca houve na cidade uma grande superfície do género e a Baixa, por diversas razões, há muito tempo se encontra moribunda (mesmo sem Alegro). Além disso, pesando todos os argumentos a favor e contra, acredito que são muitos mais os benefícios do que as desvantagens da abertura do centro comercial (o primeiro do género numa área geográfica que abrange os concelhos de Setúbal e Palmela).

À semelhança do que acontece em muitas cidades do país, a baixa de Setúbal é, sem dúvida, uma sombra da que me recordo da minha infância e, até, adolescência. Vários prédios devolutos, lojas encerradas, placas que anunciam venda e aluguer são às dezenas...
As pessoas que percorrem as ruas da zona histórica são uma ínfima parte das que me recordo de o fazerem há uns anos atrás. Apesar do cenário triste com que por vezes nos deparamos nalguns recantos, conseguimos, de vez em quando, ser surpreendidos. Hoje foi aqui.


Não foi a primeira vez! Eis outra prova aqui