sábado, 1 de dezembro de 2012

O fim de 1Q84


Descobri Haruki Murakami há menos de um ano. Daí para cá li algumas das suas obras com renovado interesse. Como é natural, gostei mais de uns livros do que outros. Depois de terminar "1Q84", a trilogia entra directamente para o topo das minhas obras preferidas do autor japonês.
Ler o terceiro volume de "1Q84" não me causou "espasmos" (esta é uma uma private para um dos leitores do Saudinha), mas deu-me um grande prazer. Porquê? Tenho dificuldade em explicar. Só sei que todos os dias, nas últimas semanas, tinha de pegar no livro para - qual voyeur - saber qual o desenlace da história de Aomame e Tengo no alternativo mundo de 1Q84.
No fim, o sentimento é de gratidão. Fico grato por ter embarcado numa viagem extraordinária, que é escrita de forma habilidosa por um homem talentoso. Com ou sem Prémio Nobel, Haruki Murakami é merecedor de todos os elogios por se tratar de um mestre das palavras e nas personagens marcantes que cria e que acompanhamos, a cada virar de página, com redobrada atenção. No terceiro volume, além das versões modernas de Romeu e Julieta de "1Q84" - Tengo e Aomame - há Ushikawa, um detective privado sui generis.

USHIKAWA

Posso ser um insecto, triste e imundo, pensou Ushikawa, um verme daqueles que vivem por baixo das rochas, na terra húmida. Pois, que seja: sou o primeiro a admiti-lo. Mas sou um verme infatigável, talentoso, paciente e tenaz. Não desisto facilmente. Uma vez que deite a mão a uma pista, vou atrás dela até ao fim, custe o que custar...
Página 339

TENGO

Tengo mal podia acreditar naquilo: que neste mundo frenético, labiríntico, o coração de duas pessoas - o de um rapaz e o de uma rapariga - pudessem estar ligados, imutavelmente, pese embora não se terem encontrado durante vinte anos.
Página 468

AOMAME

- Nunca mais nos separaremos - afirmou Aomame. - Isso é uma certeza absoluta. Nunca mais largaremos as mãos.
Página 494

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola acabei de ler o 2.livro, recentemente lançado no Brasil.
O 3.livro vai ser publicado so no final do ano.
Enquanto isso nao sei o que aconteceu com a Aomame... e se eles irão se encontrar...
Comprei o livro na 5a. feira e hoje acabei de ler..
um abraço


Suzana

Ricardo disse...

Obrigado Suzana pela visita desde o outro lado Atlântico :)

Vais mesmo de ter de ler o terceiro volume de 1Q84 para saber o que acontece a Aomame e, claro, a Tengo.
;)