segunda-feira, 19 de outubro de 2009

(Também) já uso óculos!

Ainda me recordo da repreensão que levei em criança da minha mãe quando comentei: "Gostava de usar óculos, deve ser muito fixe". Explicou-me que (quase todas) as pessoas que os usam fazem-no por necessidade e não porque "dá estilo" e que todos os que, como eu, não os tinham de usar eram uns privilegiados.
Na adolescência e já na idade adulta constatei, mais uma vez, que a minha mãe tinha toda a razão. Nunca tive de me preocupar com situações em que os óculos se tornam um embaraço: jogar futebol, nos dias de chuva, ao limpar as lentes e até ao abrir a máquina de lavar louça e ficar com as lentes embaciadas. Até hoje...
O exame periódico da medicina no trabalho alertou-me para o que, há uns tempos a esta parte, se tornava evidente: já não estava a ver como sempre vi.
O alarme soou de tal maneira que 48 horas depois de ser examinado decidi consultar especialistas. Não é nada de alarmante, sendo inclusivamente uma patologia natural para quem, como eu, passa tantas horas em frente ao computador.
Agora, sempre que conduzir (de noite), ler, vir televisão e for ao cinema tenho que estar munido dos meus inseparáveis amigos. Confesso que não me faz qualquer espécie. Há instantes uma colega de trabalho disse-me "que estava com um ar muito intelectual". Estranhamente não levei a mal o comentário, senti-o como um elogio.
Com o meu Tenente (já baptizei os óculos), vou poder continuar a passear com a minha co-piloto de eleição ao lado, sorver ziliões de palavras das páginas dos livros e descobrir verdadeiras pérolas entre os milhares de séries e filmes que planeio ver.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Ricardo!

É espectacular a forma como tratas o tema.
Fiz uma pequena viagem à infância que me levou a recordar pequenas repreensões, e , tal como tu mais tarde também conclui que tinham razão de ser.
E realmente é normalissimo que quem passe muitas horas ao computador, mais tarde ou mais cedo, os tenha que usar, mas acaba por ser normalíssimo.
Achei originalissimo a ideia de lhe dares um nome, tal coisa nunca me tinha passado pela cabeça.

Kátia, valeu a pena vir dar uma espreitadela!

Beijos para todos os magnifícos!
Dora

Unknown disse...

Agora com essa idade é q vais utilizar Óculos, tas um bocado atrasado lol, ao menos safaste de te chamarem o "caixa do óculos" (trauma de todas as pessoas que infeliz/ usam esse tipo de objectos desde a primária) ms mesmo assim pode ser que alguem tenha a coragem eheh...n é que teja a dar ideias a alguem, é claro.

Abraços

RicardoCosta

Unknown disse...

Ricardo!!

Fica-te bem os óculos.

Benvindo ao grupo !!!
Jaqueline :)

Unknown disse...

Será que amanhã vou ver esses oculos?
Aguardo ansiosamente...