sábado, 13 de fevereiro de 2010

Precious


O bairro de Harlem, em Nova Iorque, serve de cenário à acção de Precious: Based on the novel 'Push' by Sapphire. Clareece Precious Jones tem 16 anos, é obesa, analfabeta e está grávida pela segunda vez. A vida da protagonista do filme, realizado por Lee Daniels, é um autêntico inferno. Os abusos sexuais do pai, a violência física e verbal constantes da mãe são difíceis de digerir.

As interpretações das protagonistas são assombrosas. Gabourey Sidibe, que dá vida e alma a Precious, é uma revelação no seu papel de estreia. Mo'Nique, a mãe cruel da protagonista, tem um desempenho que nos deixa estarrecidos, entrando para a galeria dos maiores vilões vistos nos últimos anos. Na categoria de melhor actriz secundária - em que já vi actuação de quatro das cinco nomeadas aos Oscars - faço já a minha aposta: ...and the Oscar goes to... Mo'Nique.

A história de Precious, por mais incómoda e revoltante que seja essa realidade, não é única. Imagino a forma como um professor/ formador, psicólogo, assistente social, médico ou jornalista podem ajudar a ultrapassar ou diminuir o sofrimento de alguém que passa por uma experiência similar. A denúncia é, obviamente, o primeiro passo, mas tudo o resto é uma incógnita.

No final, na ficção como na vida real, desejamos que tudo fosse como deveria, mas sabemos ser impossível e que existem muitas Precious por esse mundo fora.

O filme, que estreou esta quinta-feira, está em exibição em poucas salas de cinema. Quem tiver oportunidade, não o deve perder. Como bónus ainda pode ver uma Mariah Carey de cara lavada e... buço por fazer.

3 comentários:

Unknown disse...

Essa parte do buço não era dispensavel?

Vanessa disse...

Ainda bem que a Mariah Carey usa buço neste filme...sempre se aproxima mais de uma lulher real (não que seja a favor da pilosidade ostensiva nesse local) mas se isso dá credibilidade à sua personagem neste filme, se lhe dá sentido, então tanto melhor.
Anda não vi o filme mas cheira-me que desta semana não passa..ai não passa não eh eh.
P.S. Happy Valentine's day ao meu casalinho preferido :) e, já agora: passem pelo meu blog, ok?? Kisses.

Unknown disse...

Ricardo..

Com a descrição que fizeste do filme, fiquei muito curiosa. Deve ser realmente daqueles filmes que prende a nossa atenção!
Obrigada pela dica!!

Beijinhos!