segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Moneyball



There are rich teams and there are poor teams, then there's fifty-feet of crap, and then there's us.
A HISTÓRIA - "Us" = Oakland Athletics. Uma equipa de basebol que nunca fez nada de relevante e cuja história muda com a ajuda da matemática e da análise exaustiva de dados dos atletas. A fórmula criada é colocada em prática através da contratação de jogadores baratos e de (aparente) qualidade duvidosa, que acabam por se revelar eficazes. O clube não foi campeão da Major League, mas, já neste século, fez história ao bater recordes, colocando o emblema californiano ao lado de nomes míticos do basebol americano como os Red Sox.
A DÚVIDA - Será que o filme vai inspirar alguém por cá? Ainda ninguém se lembrou de contratar uns cromos da faculdade de economia para, com a preciosa ajuda da fórmula apresentada em Moneyball, ajudar a montar uma equipa de tostões? Será possível construir uma equipa jeitosinha que consiga bater-se com os adversários com orçamentos milionários dos emblemas do costume?
O FILME - "Moneyball - Jogada de Risco", de Bennett Miller, conta-nos a história dos Oakland A's e do seu diretor geral Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), responsável pela implementação do método. Quem como eu pouco (ou nada) percebe da modalidade, pode ficar descansado porque não são necessários conhecimentos de basebol para desfrutar do filme.

Sem comentários: