Outubro clama por sofá, cobertor e pantufas.
Duvido que seja um mês quente, mas bom será de certeza.
As novas temporadas de "Boardwalk Empire", "Homeland - Segurança Nacional", "Downton Abbey" e "The Walking Dead" estão a caminho!
A box vai ter muito trabalhinho pela frente. Venham elas!
6 de Outubro (AXN Black)
8 de Outubro (Fox)
15 de Outubro (Fox Life)
17 de Outubro (Fox)
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Süskind
Estou a aproveitar ao máximo a 28.ª edição do Festroia. Hoje vou ver um filme holandês, realizado por Rudolf van den Berg, chamado "Süskind".
Let's look at the trailer.
Um sucessor de "A Lista de Schindler"?
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
A Parada
"The Parade", escrito e realizado por Srdjan Dragojevic
É uma pena que filmes tão bons como este não cheguem a mais pessoas. Fui um dos felizardos que assistiu ontem a esta co-produção sérvio-croata-macedónia-eslovena no Festroia.
O filme acompanha um gangster homofóbico em Sarajevo e um grupo de homossexuais que tenta organizar uma parada nas ruas da capital da Sérvia. Com muita dose de humor e seriedade, viajamos, literalmente, pela ex-Jugoslávia para nos depararmos com os preconceitos e discriminações que continuam na actualidade a fustigar, neste caso concreto, os países balcânicos.
No final do filme, os aplausos dos espectadores foram sentidos e merecidos. Pena é que mais salas não possam aplaudir no nosso país "A Parada". Tenho a certeza que esta obra, de 2011, conquistaria o público nacional que faz questão de evitar os cinemas multiplex.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Zergut
Filme a exibir no próximo domingo, 15 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi (último dia do Festroia):
TÍTULO: "Zergut".
REALIZAÇÃO: Natasha Subramaniam e Alisa Lapidus.
ORIGEM: Estados Unidos.
SINOPSE: Dentro de um frigorífico começa uma batalha. Alimentos em decomposição, esquecidos no fundo, erguem-se contra os ingredientes frescos que estão à sua frente.
DURAÇÃO: 6 minutos (a julgar pela luta que deram, os alimentos frescos eram fracotes).
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Porto Nu
Cartaz do finlandês "Vuosaari", realizado por Aku Louhimies
Ir ao Festroia é por vezes um tiro no escuro porque não sabemos o que vamos encontrar. Os filmes em exibição dão-nos a oportunidade de assistir a obras que nada têm a ver com as que passam no circuito comercial. O filme finlandês "Naked Harbour - Porto Nu", de 2012, é um desses exemplos.
A acção decorre naquele país escandinavo, mas poderia ser em qualquer outro do mundo, uma vez que se trata de uma história universal. É um filme puzzle sobre a procura do amor e todas as histórias convergem para vários tópicos importantes nos dias de hoje. Num enredo em que a alienação dos pais é posta a nu, as crianças desempenham um papel crucial.
Mais uma vez, o Festroia deu-me a oportunidade de descobrir um filme muito interessante e tocante a que jamais teria acesso caso o festival, que já vai na 28.ª edição, não existisse. Obrigado.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
13 de Dezembro
A propósito do post anterior, lembrei-me que já não falta muito para estrear no nosso país "O Hobbit: Uma Viagem Inesperada". Eis o mais recente trailer do filme realizado por Peter Jackson e baseado na obra de J.R.R. Tolkien.
Já cá canta
O presente perfeito :)
O carteiro tocou duas vezes e trouxe uma encomenda muito especial: o livro "O Inverno do Mundo", de Ken Follett. O segundo volume da trilogia "O século" já está nas minhas mãos e, apesar de ser um calhamaço de mais de 800 páginas, aposto que não vai demorar muito tempo a ser despachado.
Confesso que nunca estive tanto em pulgas para ler um livro. A sensação é idêntica à da ansiedade que tive depois de ver o filme "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel". Saber, tal como o caso dos livros de Follett, que se tratava da primeira parte de uma trilogia, só aumenta a expectativa.
Se gostar tanto de "O Inverno do Mundo" como do seu antecessor, "A Queda dos Gigantes", vou ter de aguardar, com enorme expectativa, até ao próximo ano para descobrir o que irá acontecer no derradeiro capítulo da saga que acompanha cinco famílias durante o século XX.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
O Anibaleitor
Mais um Follett devorado ("O Homem de Sampetersburgo") e "O Anibaleitor", um pequeno-grande tesouro, da autoria de Rui Zink, antes de chegar o livro pelo qual tanto anseio...
Em "O Anibaleitor", as palavras escritas por Rui Zink explicam a razão pela qual algumas (muitas?) pessoas sublinham os livros que lêem. Subscrevo.
«Para o Anibaleitor, um livro era um encontro entre duas vozes: a nossa e a do livro. E sublinhar um livro não tinha mal nenhum, era quase como ler a dobrar; era sinal de que encontráramos uma passagem, uma frase, um parágrafo, que nos tocava no texto e isso, segundo ele, valia ouro. Era quase como ganhar, de borla, um segundo livro».
in "O Anibaleitor", Rui Zink
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Fucking
Descobri há dias um par de pérolas que quero partilhar com quem frequenta o estaminé. Sei que os vídeos já são de 2008, mas, como diria Teresa Guilherme, "isso agora não interessa nada". O que sei é que ri à grande com isto. "E o que é isto?", pergunta o leitor. Isto é o programa "Jimmy Kimmel Live!" apresentado pelo comediante norte-americano.
Durante algum tempo o apresentador terminava o programa da estação ABC sempre da mesma maneira, ou seja, com uma piada sobre o actor Matt Damon. Anunciava que ia falar sobre Damon, mas nunca o fazia porque às tantas já estavam a aparecer os créditos finais.
Acontece que um dia, quando entrevistava a sua então namorada Sarah Silverman (também actriz e comediante), Kimmel foi presenteado com isto...
Sejam pacientes. A cópula ("on the bed, in the car and up against the minibar")começa aos 58 segundos.
Como era de esperar, nesta desgarrada em dois actos, Jimmy Kimmel não se ficou e respondeu à letra.
Em três palavras: GE-NI-AL!
Aviso e publicidade
Palavra do senhor à porta da igreja de São João Baptista, Coruche
As bifanas à Vendas Novas têm concorrência em Coruche
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
sábado, 15 de setembro de 2012
La Boulangerie by Stef
Chama-se "La Boulangerie by Stef" e fica na Rua da Madalena, n.º 57, em Lisboa. Além do espaço ser muito agradável, o que por lá se serve é de comer e chorar por mais. Aqui fica uma petite amostra.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
A Fundação
Já aqui disse, por mais de uma vez, que José Saramago estará sempre presente na minha vida. Esta semana percorri mais um ponto de passagem obrigatório de um dos meus autores de eleição: visitei a Fundação José Saramago.
Depois da Azinhaga, terra natal do escritor ribatejano, Lisboa tem agora um espaço em que José Saramago é merecidamente homenageado e onde podemos encontrar parte do espólio reunido durante a sua vida.
A medalha do Prémio Nobel, alguns objectos de trabalho, paredes forradas com livros, fotografias e minuciosas agendas de trabalho/lazer (deliciosa a que programa o visionamento de "Manhattan - Woody Allen"). Estes são apenas alguns exemplos do acervo reunido na Fundação José Saramago.
Homem, serralheiro mecânico, funcionário da providência social, político, tradutor, jornalista, escritor e marido. São várias as facetas que nos são dadas a conhecer ao percorrermos os corredores da Casa dos Bicos. A visita à Fundação é imperdível para quem, como eu, admira o autor.
A oliveira em frente à Casa dos Bicos
Aqui jaz Saramago. "Mas não subiu para as estrelas se à terra pertencia"
Edições nacionais e estrangeiras forram as paredes da Fundação
A secretária, dicionário e máquina de escrever (utilizada até 1989)
As entrevistas a Saramago davam, quase sempre, belos títulos
A literatura é, literalmente, uma arma (foto de Helena Gonçalves)
Prémio Nobel da Literatura (1998)
Já cá moram :)
Olhar, ver, reparar...
16 de Setembro
No dia em que estreia a terceira edição da Casa dos Segredos (agora sim, começa a silly season!), em que o Estádio do Bonfim completa o 50.º aniversário e se assinalam os 35 anos da morte de Maria Callas, só quero saber disto...
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
O legado
Não há Matt Damon, mas há Jeremy "The Hurt Locker" Renner. No quarto capítulo da saga, iniciada em 2002, há também Rachel Weisz e Edward Norton. Eis "O Legado de Bourne". Um filme de acção que rima com Verão (temos poeta). Era mesmo isto que eu queria.
Agora, para algo completamente deferente, venha de lá mais uma edição do FESTROIA.
sábado, 8 de setembro de 2012
Fogo
Nas férias deste ano tivemos uma comapanhia indesejável.
Em Barril de Alva, concelho de Arganil
Fumo e cinzas foram uma constante
A caminho do Colaço...
Em Barril de Alva, concelho de Arganil
Fumo e cinzas foram uma constante
A caminho do Colaço...
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Colaço
É por estas bandas que fica a nossa piscina natural nestes dias de canícula.
Este ano a água está ainda mais transparente que noutras ocasiões
O cenário é convidativo q.b.
Este é o spot para dar umas cacholadas valentes
Este ano a água está ainda mais transparente que noutras ocasiões
O cenário é convidativo q.b.
Este é o spot para dar umas cacholadas valentes
terça-feira, 4 de setembro de 2012
As férias
Por aqui sou sempre bem recebido
Nunca os incêndios estiveram tão presentes
O cenário ajuda a arrefecer o ambiente
RIP Michael Clarke Duncan (1957-2012). Um papel tremendo como John Coffey, em "The Green Mile - À Espera de Um Milagre".
Nunca os incêndios estiveram tão presentes
O cenário ajuda a arrefecer o ambiente
RIP Michael Clarke Duncan (1957-2012). Um papel tremendo como John Coffey, em "The Green Mile - À Espera de Um Milagre".
sábado, 1 de setembro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)