segunda-feira, 24 de março de 2014

Adeus "Magnífico" João


O primeiro jantar dos 15 Magníficos

Os 15 Magníficos são agora 14! O nosso amigo João Pimenta já não está connosco. A notícia chegou de forma crua numa rede social. Expressões como "até sempre" e "descansa em paz" alertaram para a partida do João. Ficámos incrédulos porque, por mais que a vida nos pregue partidas, nunca estamos realmente preparados para a morte.

Conheci o João Pimenta a 1 de Abril de 2009, dia em que iniciámos o curso de Formação de Formadores, na EPCC. O facto de o João ser o colega mais velho do grupo - teria então 46 anos - era apenas uma coincidência. Todos gostávamos muito do João, era impossível que assim não fosse. Apesar de na altura estar numa fase difícil da sua vida, nunca esmoreceu o seu sorriso.

Em todas as conversas era assertivo, característica que facilmente se transformava em teimosia, mas a sua persistência era adorável. Pessoalmente, lembro-me dos seus abraços, lembro-me da sua caricatura à la Charlot numa das aulas, lembro-me da forma atenciosa como falava, genuinamente interessado em nos escutar. Recordo-me das nossas reuniões (almoçaradas e jantaradas de grupo), recordo-me do seu sorriso franco, e guardo a imagem da última vez que nos vimos, na praia de Albarquel.

No dia em que soubemos da notícia, fizemos questão de nos irmos despedir do João. Apesar da tristeza que sentimos por ali estar - desta vez não nos encontrámos para um cinema, jantar ou café -, constatámos que foi muito bom tê-lo conhecido. Tenho a certeza que falo por todos os Magníficos quando o afirmo. Todos gostávamos muitíssimo do João. Ao recordar no Saudinha alguns dos momentos que partilhámos, descobri um testemunho do João. A alegria de sentir que o sentimento era recíproco enche-me de felicidade.

EIS O QUE O JOÃO ESCREVEU SOBRE TODOS NÓS:

Joao disse...
(...) Foi o acaso que me fez ficar desempregado. Foi o acaso que mesmo sem intuito de ser formador me fez decidir inscrever no curso. Foi o acaso que determinou ficar neste grupo. E por acaso, do acaso surgiu um dos momentos mais brilhantes, mais felizes, mais emocionantes que o momento da vida me presenteou. Conhecer-vos.
O amor é indiscutivelmente um momento sublime das nossas vidas. A amizade será talvez o mais sublime de todos os momentos. Perder um amor dói-nos no coração, perder uma amizade é parte da alma que se extingue.
Quero-vos para sempre no momento da minha vida.
Adoro-vos.
Tenho imensas saudades vossas e infelizmente não poderei estar presente na segunda-feira, mas fico a aguardar novos encontros.
Katia por favor acrescenta as vírgulas.
Mil beijos e Abraços para todos.
João Pimenta

30 de Maio de 2009 às 23:45

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigada Ricardo pela linda homenagem . Emocionei-me ao ler as palavras de João sobre a amizade, um grande Homem e um bom amigo. Certa vez envie para todos os magníficos um email a falar sobre o valor da amizade e foram estas as palavras de João:
"Lindo como a amizade.
Mais que palavras a amizade é feita dos actos, daquilo que abnegadamente fazemos por quem gostamos e sem qualquer exigência de reciprocidade.
Porque a verdadeira amizade não se troca. Existe e pronto!

Unknown disse...

Obrigada Ricardo por teres a capacidade de verbalizar aquilo que todos sentimos mas não conseguimos exprimir com tanta emoção. Adoro a forma como descreves a adorável teimosia que tão bem caracterizava o Jõao. Detesto a ideia que tenha partido e mais ainda o sofrimento implícito nessa partida. Agarro-me à ideia de que nos voltaremos a cruzar entre vidas e/ou dimensões.

Unknown disse...

Obrigado Ricardo por conseguires expressar e verbalizar estas mensagens lindas. Adorei o que expressas te para o nosso amigo nunca o vamos esquecer