quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Séries ilimitadas

Depois de ver cada episódio era certinho: tudo para a rua a imitar as coreografias de lutas que acabáramos de ver



Julianna Marguiles brilha de forma intensa em "The Good Wife", série que está a passar na Fox Life




Há dias em que dou por mim a pensar que o melhor era ter apenas dois canais de televisão. Foi assim até 6 de Outubro de 1992, dia em que nasceu a SIC. Nessa altura não havia dilemas lá em casa (a dos meus pais, entenda-se): ou víamos a RTP1 ou a 2. Não precisávamos de mais para termos um final de tarde ou um serão bem passado. "Macgyver", "Soldados da Fortuna", "Os Três Dukes", "Os Jovens Heróis de Shaolin", "Bonanza", "Um Anjo na Terra", "V-Batalha Final", "Crime disse ela", "O Justiceiro", "O Barco do Amor" eram algumas das séries da altura.


Cada novo episódio tinha o condão de reunir a família na sala em torno da televisão (lá em casa, na década de 80 e inícios de 90, existia apenas uma e era a preto e branco). Para mudar de canal ou baixar/aumentar o volume era preciso levantar o rabo do sofá. Lembro-me que o primeiro vídeo que tivemos foi comprado em Janeiro de 1990. Foi um momento tão marcante que acho que eu e os meus irmãos não saímos de casa durante duas semanas para paparmos todos os filmes de ninjas disponíveis na altura.


Os tempos agora são diferentes e os níveis de exigência são, seguramente, outros. Com a chegada da TV por cabo, a oferta de séries oriundas dos EUA aumentou exponecialmente. A qualidade da ficção é inegável e o problema é arranjar tempo para ver todas. A box cá de casa está carregadinha de gravações. "The Good Wife", "Sem Escrúpulos", "Uma Família Muito Moderna" são actualmente as que acompanho religiosamente por considerá-las excelentes. Uns furos abaixo, mas interessante sob o ponto de vista histórico, está "The Kennedys", série que mostra que Katie "Cruise" Holmes, no papel de Jackie Kennedy, tem qualidades para sair da sombra do marido no que à representação diz respeito.


A listagem das minhas séries preferidas não fica por aqui: "Boardwalk Empire" e "Dexter" (acabei de me erguer e fazer uma vénia àquela que é, para mim, a melhor entre as melhores) são também imperdíveis. O problema é que não há forma de reduzir o tempo que dedico ao visionamento destas séries viciantes. A Fox Life, por exemplo, vai arrancar no dia 10 de Outubro com mais duas que vão fazer entupir ainda mais a box cá de casa: "Mildred Pierce" (com Kate Winslet) e "Downton Abbey" (dos criadores de "Gosford Park").


A este ritmo vou ter de, mais cedo ou mais tarde, seguir a estratégia utilizada por um colega e que me foi relatada há três ou quatro anos na altura em que a febre de "Perdidos" e "Prision Break" contaminou o nosso país. Dizia-me ele que cinco minutos em frente ao televisor eram suficientes para decidir sobre a qualidade de uma determinada série e, se fossem boas, como era o caso, desligava a televisão para não correr o risco de ficar viciado. É verdade que é simples e eficaz, mas, meu caro, não sabes o que tens andado a perder.


E vocês o que têm andado a ver? E o que recomendam?

5 comentários:

katia disse...

E o Duarte e Companhia? Humm?

Vanessa disse...

E o "tal canal"??? e o "Dempsey e Makepeace" e "As teias da lei" (como a Susan Dey como sósia da minha mãe?).
Eu vejo agora também "Body of proof". "The Kennedys" e gosto bastante e sou fã das "Criminal Minds". E, tal como tu, caro in-lwa estou expectante com as duas novas séries que mencionaste...vício oblige!!! E vamos lá a ver se desta este post sai!! Baci.

Bruno Cristovao disse...

Esqueceste-te do Espaço 1999 (Martin Landau no seu melhor), Battlestar Galactica, grandes séries.
Eu tenho andado a ver e sou fã do Curb Your Enthusiasm do Larry David, co-criador do Seinfeld. É provavelmente a melhor comédia disponivel. Sou sincero, não vejo muita televisão, faço downloads. The Fringe também é muito bom e a nova seria do V-Batalha Final, não fica atrás do original e tens tambem a joia que é o Walking Dead. Muito por onde escolher.

Ricardo disse...

@Vanessa: desta vez chegou! A tua irmã acha inacreditável eu ter apenas uma vaga ideia de Dempsey e Makepeace. Descobri há dias que a química entre os protagonistas era tal que casaram pouco depois. Mais surpreendente ainda (parece) é o facto de ainda estarem juntos.

Ricardo disse...

@Bruno: devo dizer-te que a mensagem que deixaste há uns tempos no facebook espevitou-me e, também por isso, resolvi voltar à blogosfera.
Obrigado pelas tuas sugestões. Confesso que nunca vi o Curb your enthusiasm, mas não duvido um isntante de que vale mesmo a pena ser vista. O Walking Dead ainda me suscita mais interesse, mas não tenho o canal em que a série passa. Acreditas se te disser que nunca fiz um download de filme ou série?