quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tortura obrigatória



Há ano e meio que sei por experiência própria que a prática desportiva é óptima para a saúde. Se o facto de frequentar um ginásio com regularidade trouxe inúmeras (e visíveis) alterações à minha pessoa, há outras coisas que permanecem inalteráveis.

Não há um único dia em que vá ao ginásio com genuína vontade. Faço-o por obrigação porque sei que dessa forma estou a tratar da minha máquina. Aliás, a melhor parte do treino é mesmo quando termina. Nunca subi a uma passadeira, bicicleta ou elíptica com prazer. Nunca levantei um haltere, fiz uma flexão ou abdominais com gosto.

Fico satisfeito por muitos não sentirem o mesmo que eu. Há entusiastas da malhação que só de os ver fico cansado. Acho impressionante a quantidade de peso que conseguem levantar e a forma desaustinada como pedalam numa aula de cycling (com neons e música em volume altíssimo). Apesar de céptico, talvez um dia atinja o patamar dos verdadeiros profissionais do gym.

Sentir dor, ardor, calor, cansaço e transpiração num mesmo local jamais será um prazer para mim. Adoro cinema, viajar, visitar museus e estar numa esplanada a ler uma revista. Garanto-vos que se estes prazeres da vida implicassem ter, de uma assentada, os sintomas que tenho quando vou ao ginásio, o deleite passaria a ser tortura.

Sei que muitos também pensam como eu (bem vejo as expressões corporais e, sobretudo, faciais de quem me rodeia no ginásio), mas isso não nos impede de voltar, no dia seguinte, a fazer a mala e regressar a um local onde somos punidos pelos excessos que são cometidos no dia-a-dia. O melhor de tudo é que a infelicidade - era bom que fosse sempre assim - tem hora certa para terminar. Ao fechar a porta do ginásio, a sensação de dever cumprido é impagável. Sentimo-nos rejuvenescidos e prontos para encarar com forças redobradas as horas que temos pela frente.

Amanhã volta a ser dia de luta.

2 comentários:

katia disse...

Custa, dói, arde.
Nos primeiros dias parece que levámos um enxerto de porrada; durante os exercícios ou aulas perguntamo-nos muitas vezes (quando a dor e o cansaço parecem insuportáveis): "mas por que é que eu me meti nisto?”), mas tudo passa quando acabamos e percebemos que afinal até sobrevivemos, afinal até aguentamos e, provavelmente, no dia seguinte ainda vamos querer fazer mais e melhor.
A vontade de superação dos nossos próprios limites é impagável. Isso e ficarmos "ambos os dois" bons "comó" milho!

Vanessa disse...

Poderia dizer que sinto também e sempre a ida ao ginásio como um momento de pura tortura mas de facto não é verdade.
Se dias há em que, de facto, é uma imensa obrigação e os pés querem seguir em direcção oposta à do ginásio, muitos há em que sinto um enorme comprazimento nos exercícios, seja pelas instrutoras, pela cumplicidade com as colegas ou pelo desafio/inovação que o exercício representa. Há dias assim: em que o corpo parece sintonizar com o exercício. Beijos.