sexta-feira, 13 de julho de 2012

Don't call me Junior

Harrison Ford faz hoje 70 anos. Se, por acaso, algum dos ilustres seguidores do Saudinha se cruzar com o senhor nos próximos dias dê-lhe, em meu nome, os "parabéns" porque "gosto muito de o ver trabalhar". Piada fraca, estão todos a pensar. Pois eu acho que não, quem vos garante que o nosso Joaquim de Almeida ou até a Daniela Ruah não são dois dos 17 leitores que passam em média, a cada 24 horas, aqui pelo estaminé e que não vão contracenar em breve com o novo septuagenário?
Independentemente da mensagem de felicitações chegar ao destinatário, gostaria de dizer duas ou três coisas sobre Harrison Ford.
Han Solo, Indiana Jones, Rick Deckard, John Book, Jack Ryan e Richard Kimble são personagens marcantes (e incontornáveis na história da Sétima Arte) interpretadas pelo actor norte-americano. Se falarmos de filmes, a lista de obras de referência cresce: "O Vigilante", "A Guerra das Estrelas", "Apocalypse Now", "O Império Contra-Ataca", "Os Salteadores da Arca Perdida", "Blade Runner", "O Regresso de Jedi", "A Testemunha", "Frenético", "Uma Mulher de Sucesso", "Indiana Jones e a Grande Cruzada", "Jogos de Poder" e "O Fugitivo" são filmes intemporais que gosto de rever cada vez que passam no canal Hollywood.
Apesar de ter feito muita merda nos últimos tempos - assim de repente vem-me à memória "Cowboys & Aliens" -, estes filmes ninguém lhos tira do currículo preenchido ao longo de mais de quatro décadas. Bastava até ter feito só três ou quatro destes para ser apontado como uma das estrelas de cinema incontornáveis do século XX.
Estes factos, por si só, garantem, na minha opinião, a entrada de Ford na galeria dos maiores entre os seus pares. Não quero com isto dizer que seja um dos melhores, considero-o um actor esforçado que nunca se preocupou muito em disfarçar as suas limitações. Ainda assim, aqui fica a minha singela homenagem a Harrison Ford, que completa hoje o seu 70.º aniversário.

A saga "Star Wars" não está no pódio das minhas preferências, mas o ano em que Ford fez de Han Solo (1977) coincide com o meu ano de nascimento, daí a minha escolha para a foto

1 comentário:

Vanessa disse...

O que eu gostei de ver este senhor trabalhar...fosse como indiana Jones, fosse como Han Solo...70 anos, já? ´De qualquer forma, há Calistas com sorte! :)