sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Top Gear


Puro entretenimento com carros pelo meio

Estão a ver aquelas pessoas que lêem todos os artigos sobre desporto automóvel? Que não perdem um Grande Prémio de Fórmula 1 na televisão? Que discutem de forma acesa sobre as qualidades de Prost e Piquet? Que sonham ter (ou, vá lá, conduzir) um Porsche ou Ferrari?
Eu não sou, seguramente, uma dessas pessoas. Nunca fui um apaixonado por automóveis.
Lembro-me de o meu irmão - "o do meio" - ficar tardes inteiras a assistir a uma corrida de carros às voltas num autódromo, de comprar revistas da especialidade, de ser (ainda hoje é um bocadinho) louco por carros.
Para mim, carro é sinónimo de electrodoméstico.
Sempre que os meus amigos ou colegas falam de carros, remeto-me, humildemente, à minha condição de observador. Esforço-me por mostrar algum interesse sobre o tema, tarefa que quase sempre falho.
Levar o carro à oficina e transmitir ao mecânico qual o problema da máquina só não é uma aventura porque tenho a sorte de ter uma pessoa na família que é doutor na especialidade automóvel.
Quando o mecânico faz o diagnóstico da avaria e me fala em nomes de peças e afins é como se começassem a tentar estabelecer comigo uma conversa em farsi. Não estou a exagerar! Mais do que ver o nível do óleo ou verificar a pressão dos pneus é, sem rodeios, pedir muito.

Como pela boca morre o peixe, descobri recentemente um programa na televisão - graças a uma conversa com dois colegas - sobre automóveis que conseguiu, numa semana, a proeza de deixar-me ficar mais do que cinco minutos a ver uma série sobre carros.
Pelo título do post, já deu para perceber que se trata de "Top Gear", série da BBC que passa no canal Discovery.
O grande trunfo de "Top Gear", que já tem uns anitos, mas que só agora descobri, é a forma como está escrita e o talento dos apresentadores Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May, uma espécie de triunvirato (repararam na forma subtil como evitei a expressão troika?) à la Monty Python. Como está bom de ver, os senhores, que sujeitam as máquinas a duríssimos testes, não têm papas na língua e fazem-no com imensa piada. Um programa top - nunca pensei dizer isto - sobre carros.

Sem comentários: