segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Amor dos Babuínos

Várias vezes ouço o recado de que a qualidade dos posts inseridos no blogue tem deixado muito a desejar.
Pois bem, serve o presente para tentar elevar o nível - antes que fique irremediavelmente hipotecado - e corresponder às expectativas de um ou dois leitores mais exigentes do Saudinha.





Quero-vos falar de "Amor dos Babuínos", primeiro romance de Miguel Cardoso Pereira, que tive a oportunidade de ler nas férias. Convém esclarecer que só cheguei a este livro por ser colega de profissão do autor e não por termos qualquer grau de parentesco, apesar da coincidência do apelido.
Quem acompanha o trabalho do Miguel ou com ele priva, como é o meu caso, há muito lhe reconhece o talento. Era mais do que evidente que as linhas escritas diariamente no jornal eram insuficientes para albergar as suas capacidades.
Ao ler "Amor dos Babuínos" custa acreditar que o autor ainda não completou 30 anos. A destreza com que o Miguel desfia o novelo do enredo é admirável. A estória fala-nos de amor e morte. De inseguranças e conflitos. De um homem e uma mulher. As vidas entrelaçam-se... e mais não digo!
A maturidade patente na escrita e as emoções suscitadas nas páginas do romance agarram-nos pelos colarinhos e, por vezes, pelas entranhas. «Podia ser eu», pensei em mais do que uma ocasião. Vão por mim: existem razões mais do que suficientes para partir à descoberta de um autor que tem tudo, garanto-vos, para dar muito que falar.
Nota - O livro foi publicado pela editora 'Temas Originais' e tem um custo de 10 euros. Vale cada cêntimo.
Nota 2 - Não consigo decidir que livro ler a seguir. Há três possibilidades: "O Caderno", "No teu deserto" e "O que Sócrates diria a Woody Allen".
Nota 3 - Na terceira hipótese de leitura, o Sócrates em causa é o filósofo grego e não o engenheiro (?) português.

7 comentários:

Unknown disse...

Ok... concvenceste-me ... vou comprar o livro :)

Raquel disse...

mas vamos lá a saber: recebeste comissão ou o livro é deveras excepcional?

Parece ser muito bom...se não tivesse tanto para ler, amanhã faria uma visitinha à livraria mais próxima...quem sabe se resistirei ;)

Raquel disse...

comentário à nota 3:

Ó Ricardo, esta nota era totalmente desnecessária! Achas que gosto tão pouco de ti, ao ponto de te oferecer uma pseudo-reflexão do "Zézinho"?!
Pensava que tinha sido mais explicita no meu apreço por ti ihihih

Kátia, temos aqui um homem com baixa auto-estima! Mima-o à desgarrada ;)

katia disse...

Comentário à última nota raqueliana:

Ó Fragosa, esse último comentário era totalmente desnecessário, pensava que as minhas capacidades de atribuição de mimos eram por demais explícitas!
De mimo está ele carregadinho até ao tutano.

Agora, tem a minha amiga toda a razão quando se insurge contra uma hipotética confusão entre o "Zezinho" e o filósofo helénico: é um crime punível com um copo de... cicuta, what else?
:)

Ricardo disse...

Não Raquel, não recebi comissão e também não estou a fazer publicidade enganosa!
O livro não chega a 100 páginas e lê-se num ápice, ou seja, podes lê-lo no intervalo do que tens em mãos.

Sandra, aviso-te que o livro não está à venda em qualquer livraria. Comprei o meu na Hemus, em Setúbal, e sei que também está à venda na livraria do Atrium do Saldanha (Lisboa). Pode também ser encomendado pela internet (wook.pt).

Se quiserem, depois de comprarem o livro, posso facilmente conseguir-vos um autógrafo personalizado do autor.

Jaque, tenho a informar-te que a minha escolha de leitura recaiu no teu presente. Estou a gostar imenso...

Unknown disse...

Olá a todos!

Ricardo,adorei o post.
É sempre bom ter a opinião de alguém como tu, conhecedor de uma boa leitura, se tiver oportunidade irei ler o livro sugerido.

Fico feliz que tu tenhas gostado do livro que te ofereci,andei a folheá-lo antes de te oferecer e, gostei do que li.

Beijinhos no coração.

Jaque

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.