sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

And the Oscar goes to...


Cartaz oficial da 84.ª edição dos Oscars

Desde 1996 que acompanho, em directo, todas as cerimónias da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Na madrugada de segunda-feira lá estarei, mais uma vez, munido de pipocas, à espera dos Oscars.
Todos os anos sucede o mesmo: indigno-me com a ausência de alguns filmes (assim de repente lembro-me de "Drive") na lista de nomeados e questiono-me sobre as razões de outros filmes estarem na lista ("Meia-Noite em Paris", por exemplo).
Sei que as estatuetas valem o que valem (onde é que já li isto?), que não estarei de acordo com alguns dos vencedores, mas, ainda assim, faço questão de assistir ao espectáculo que este ano volta a ter Billy Crystal como mestre de cerimónias.
Mesmo não tendo visto todos os filmes, eis algumas considerações nas principais categorias:
FILME: Gostava que ganhasse "Os Descendentes", mas acho que ganha "O Artista".
REALIZADOR: Tenho um palpite que o francês Michel Hazanavicius bate Martin Scorsese e Alexander Payne sem grandes dificuldades. PS- Não vi "A Árvore da Vida", mas era giro se fosse Terrence Malick (que nem por sombras marcará presença no Kodak Theatre) a ganhar.
ACTOR PRINCIPAL: Pitt e Clooney vão bem, mas ficará bem entregue a Jean "O Artista" Dujardin.
ACTRIZ PRINCIPAL: Tenho pena que a enorme Meryl Streep ganhe o Oscar por um filme tão mediano como "A Dama de Ferro". Viola Davis ("As Serviçais") e Rooney Mara ("Millenium") têm interpretações igualmente excelentes. Se falamos de reconhecimento, também já era hora de premiar a carreira de Glenn Close (nomeada por "Albert Nobbs").
ACTOR SECUNDÁRIO: Christopher Plummer, por "Assim é o Amor", é a minha aposta. O também veterano Max von Sydow (ambos nascidos em 1929) pode ser surpresa? É difícil.
ACTRIZ SECUNDÁRIA: Vi quatro das nomeadas. Penso que a vencedora será Octavia Spencer ("As Serviçais").

Sem comentários: