sábado, 5 de maio de 2012

Yekini

O nigeriano Rashidi Yekini, um dos jogadores mais marcantes das últimas décadas do Vitória de Setúbal, faleceu ontem aos 48 anos de idade. São muitas as memórias que guardo do avançado, que em 1993/94 se sagrou melhor marcador do campeonato nacional em Portugal.
Além dos golos e das muitas alegrias que deu aos adeptos sadinos, Yekini, que representou o clube entre 1990/91 e 1993/94 e em 1996/97, destacava-se pela compleição física invulgar nos jogadores de futebol. O atleta, que era a antítese da elegância, tem, seguramente, um lugar especial na galeria das antigas glórias do Vitória.
Ao serviço da selecção do seu país, recordo-me do atacante fazer história ao marcar (e celebrar de forma inesquecível) o primeiro golo do triunfo, por 3-0, sobre a Bulgária no Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

Em jeito de homenagem, partilho dois objectos alusivos a momentos em que Yekini teve um papel preponderante.

Caça ao autógrafo: no topo da imagem distingue-se o autógrafo do nigeriano

Em 1993/94, o Vitória venceu, no Bonfim, o Benfica, por 5-2. Yekini fez dois golos e acertou duas vezes no ferro da baliza adversária. Um bilhete mágico...

1 comentário:

homem sem blogue disse...

recordo com muita saudade a passagem deste brilhante jogador por Portugal, apesar de ter marcado uns quantos golos ao meu Benfica.

Jamais esquecerei o festejo do primeiro golo que marcou num Mundial e que foi o primeiro da Nigéria numa fase final da competição.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt