terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hamami


Apesar de não ter o brilhantismo do seu antecessor, "Taken - A Vingança" é um filme de acção que cumpre o seu propósito de entretenimento. O facto de ter sido rodado em Istambul é um bónus, uma vez que estive lá o ano passado (aqui está um cheirinho dessa viagem).
Além dos minaretes, do Bósforo, do trânsito caótico, do Grande Bazar e de muitas outras imagens que retenho da cidade, guardo na memória experiências inéditas em espaços únicos. Um desses momentos foi vivido no Hamami Cemberlitas, local histórico de Istambul em que fiz um banho (literalmente) turco.
Relembro este episódio por o clímax de Taken 2 ter lugar no belíssimo Hamami de Cemberlitas. As imagens que surgem no écrã não fazem jus ao magnífico edifício parcialmente revestido a pedra mármore e com uma cúpula de dimensão generosa com dezenas de orifícios (pequenas janelas redondas) que permitem um jogo de luz espectacular entre os vapores que circulam no Hamami.
No filme, Liam Neeson desanca em tudo o que mexe e acaba por matar o vilão - protagonizado pelo croata Rade Serbedzija, que foi no mês passado homenageado pelo Festroia - no preciso local em que fui trucidado por um turco de quase dois metros e, calculo, 130 quilos, chamado Yunus (massagista que me calhou em sorte no Hamami).
Como é óbvio, não recolhi imagens no banho turco, uma vez que, como manda a tradição, só pude lá entrar com uma toalha enrolada à cintura. Antes do banho foi possível recolher algumas imagens. Ei-las.

A dar banho desde 1584

Os vestiários do Hamami Cemberlitas

Sem comentários: