quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Melancolia


A interpretação de Kirsten Dunst valeu-lhe a Palma de Ouro em Cannes

"Ondas de Paixão" foi o primeiro filme que vi de Lars Von Trier. Já lá vão uns 15 anos! Daí para cá tenho acompanhado as obras do realizador dinamarquês que é mestre na arte da provocação. "Dancer in the Dark", "Dogville" e "Anticristo" têm o condão de ser igualmente intrigantes e incómodas (sobretudo este último).
Ao contrário das quatro obras mencionadas, que foram todas vistas numa sala de cinema, assisti agora em casa o último dos filmes do realizador: "Melancolia", protagonizado por Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg. Nada mudou. Passado algum tempo continuo com várias imagens do filme bem presentes (não, não me estou a referir à nudez da actriz que em "Homem-Aranha" dá vida a Mary Jane Watson).
Tenho dificuldade em dizer se gostei de "Melancolia", que acompanha duas irmãs numa altura em que um misterioso planeta ameaça colidir com a nossa Terra. Nalguns momentos trata-se de um poema visual. As imagens do início são fabulosas e fizeram-me lembrar a beleza das imagens do prólogo de "Anticristo" (já aqui escrevi sobre este filme).
Para o ano estreia a mais recente obra de Lars Von Trier. Aposto que, para não variar, o filme será tudo menos consensual. O título promete: "Ninfomaníaca". A inglesa Charlotte Gainsbourg volta a ser protagonista e acompanhá-la estarão Stellan Skarsgard, Willem Dafoe e, imagine-se, Shia LaBeouf, Jamie Bell e Christian Slater.

Sem comentários: