quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Caderno


Por norma, antes de terminar um livro já tenho planeado o que vou ler em seguida. Desta vez aconteceu a excepção que confirma a regra.
Depois de um périplo pela estante, que começa a ficar pequenita para tanta literatura e filme, deparei-me com um livro de José Saramago - "O Caderno" - que me foi oferecido no aniversário de 2009 por um casal amigo e que estava, até há pouco tempo, esquecido na terceira fila de uma prateleira.
Não se trata de um romance, mas de uma compilação dos textos escritos pelo autor para o seu blog entre Setembro de 2008 e Março de 2009. Nas palavras de Saramago são "comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice".
Nos textos que nos apresenta, o escritor, se exceptuarmos desporto, aborda todas as temáticas que se possam imaginar: política, religião, economia, finanças, ambiente, cultura...
Homem de ideias vincadas e controverso q.b. - já todos sabemos que uns adoram-no e outros detestam-no -, há uma constante inegável: o sentido de humor está presente em quase todas as páginas de "O Caderno".




Numa das páginas do livro, José Saramago partilha uma citação de Almeida Garrett...



Sem comentários: