sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Brunch em Setúbal

Brunch é uma refeição que combina o pequeno-almoço (breakfast) com o almoço (lunch). Aos sábados e domingos, quando a ausência de compromissos o permite, é uma opção bastante tentadora. Conheço alguns estabelecimentos (todos em Lisboa) que fazem deste conceito prática comum. Apesar de concorridos, os espaços são agradáveis e permitem desfrutar de uma refeição diferente que vai ao encontro dos gostos de cada um.
Sei que Setúbal não é Lisboa e, quase sempre, agradeço por isso. No entanto, há pequenos prazeres que não temos à porta de casa e custa-me perceber a razão de isso acontecer. Não existir um local em Setúbal onde se possa tomar um brunch é uma coisa que não me entra na cabeça. Se alguém conhecer um cantinho que o faça, por favor, diga-me onde é.
Julgo que o "Três 15 Dias" teve por uns tempos estas refeições, mas esse facto não passa agora de uma memória. Desconheço as razões por detrás da decisão de colocarem um ponto final na iniciativa. É pena porque é um espaço com um ambiente fantástico para todas as ocasiões, incluindo brunch.
A "490 Taberna Latina STB", na Avenida Luísa Todi, há uns meses, teve uma experiência ainda mais fugaz. Disseram-me que poucas pessoas aderiram à iniciativa. Não duvido que seja desmotivante apostar em algo que na prática não tem a correspondência desejada, mas também tenho a certeza de que não se deve baixar os braços porque a adesão foi fraca em dois fins-de-semana.
Em Setúbal abundam as localizações com potencial para apostar nos brunch: Luísa Todi, Parque Urbano de Albarquel, Baixa, Algodeia. Quanto ao público, tenho a certeza que existem muitas mais pessoas como eu. Uma boa localização, um espaço acolhedor, opção de escolha nos menus (uns mais simples e económicos e outros mais elaborados) e, muito importante, darem-se a conhecer são passos importantes para o êxito.
Enquanto não surge por cá um sítio para tomar brunch, vou continuar a frequentar os locais do costume para tomar um pequeno-almoço tardio. Um dos meus spots de eleição fica no Largo Francisco Soveral, mais conhecido por Largo da Ribeira Velha. Um dia hei-de tomar um brunch num dos recantos mais convidativos de Setúbal. Isso é que era.

Largo da Ribeira Velha, Setúbal
Nota: esta foto não faz jus ao local. Um dia destes coloco umas mais catitas.

4 comentários:

Bruno Cristovao disse...

Para quem conheça Setubal basta dizer no largo da Krak e honestamente não há foto que lhe valha. Existem pontos da cidade mais fotogénicos. Quando é que ofereces um brunch ao amigo??

Bruno Cristovao disse...

Podes-me pagar um brunch para falarmos no "The Fountain" e eu mostro-te como é que viste um dos melhores filmes da tua vida sem te aperceberes.
Boa?

Ricardo disse...

Largo da Krak, a sério?! Essa é nova para mim, apesar do letreiro da loja. É claro que há sítios na cidade mais fotogénicos, mas discordo totalmente quando dizes que "não há foto que lhe valha" (embora reconheça que esta está a milhas de ser boa).
Sejas tu ou eu a pagar, aqui não há brunch...
Tens mesmo uma fixação pelo "The Fountain". Não duvido que muita coisa me passou ao lado no filme. Como já te disse, sou mais apreciador de "Requiem for a dream".

Bruno Cristovao disse...

São filmes diferentes. O Requiem é uma adaptação com muita coragem, mas o The Fountain é puro coração, é extremamente profundo e de uma poesia visual que dificilmente se encontra em filme. Não é facil de gostar ou mesmo absorver o filme, mas uma vez feito, não há volta.