segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jesus Monteiro

Não é novidade nenhuma saber que de situações desagradáveis podem resultar experiências que nos tocam de forma especial. Sem entrar em grandes pormenores, para não correr o risco de me tornar maçador, adianto apenas que o episódio em questão se deveu a uma avaria no carro.
Não, não foi o meu "Boguinhas" que me deixou pendurado. Aliás, nunca o fez e acredito piamente que tal não irá suceder pois tem os cuidados do melhor médico da especialidade que conheço e que o trata como se fosse da família (o sr. Indalécio).
Voltando à avaria, que aconteceu em plena Rua da Madalena, Lisboa, apesar dos indícios de má disposição da máquina terem disparado ainda antes da Praça do Comércio, a espera pelo reboque foi um pouquinho exasperante. Valeu estar acompanhado - por mais estranho que à distância me possa parecer - pelo melhor duo que podia ter naquele momento. Entre nós, pudemos desabafar sem filtros, comentar os transeuntes que desciam e subiam a rua e, imagine-se, até sorrir (a vontade de gargalhadas não era grande, até porque o último episódio de "Equador" já era!).
Já no reboque, a caminho da Cova da Piedade, tive a melhor terapia que podia ter naquele momento.
(telemóvel toca)
- Oi mor, como você tá? (...) A tensão está assim tão alta! Faz o seguinte: faz um chá de camomila e toma meio comprimido, é o melhor. Às 05h30 eu estou em casa e depois vemos como está a sua tensão. Beijo... (imaginem um sotaque brasileiro)
Posso dizer que depois deste telefonema fiquei a saber que o problema de tensão da senhora agravou-se com a chegada da menopausa. Ao contrário do que seria normal, não senti o tradicional "o que é que tenho a ver com isso". A conversa fluiu. Falámos de variadíssimos assuntos. Portugal, Brasil, Setúbal, Rio Grande do Sul (o sotaque revelava as origens), Castelo Branco, nordeste brasileiro. Falei-lhe de uma conterrânea, a Jaqueline, que conheci há pouco tempo. Pensei para com os meu botões que o Rio Grande do Sul deve ser a capital da "gente boa"...
Nunca 40 minutos com uma pessoa com quem estive pela primeira vez na vida me souberam tão bem. Desconforto? Nem um pouco. Empatia imediata, isso sim!
Antes de chegarmos ao destino perguntou-me se ia ficar na Cova da Piedade. Disse-lhe que tinha o meu carro a cerca de 10 quilómetros da oficina onde iríamos deixar o carro avariado. Lamentou da forma mais franca que se possa imaginar não poder levar-me, uma vez que as distâncias percorridas são monotorizadas ao mílímetro. Se fosse a dois ou três quilómetros, disse...
Tal como o meu barbeiro, o sr. Janeiro, atrás da sua tesoura, constatei que por detrás de um volante de um reboque está uma pessoa interessantíssima com quem não me importava nada de cruzar mais vezes na vida. Pena não poder, ao contrário da cadeira do sr. Janeiro, que sei bem onde fica, dispensar, de tempos a tempos, para uns dedos de prosa enriquecedora, a companhia do sr. do reboque que mora em Caneças.
Antes de nos despedirmos fiz questão de dizer-lhe que tinha sido um prazer conhecê-lo e que, se não se importasse, gostaria de saber o seu nome. Está no título.

27 comentários:

Unknown disse...

Não podes sair de Setúbal que avarias carros, provocas filas interminaveis em Lisboa, e incomodas Brasileiros/as.

Unknown disse...

A vida tem dessas coisas ... faz-nos conhecer, encontrar e reencontrar ... Recordo-me de um episódio em que eu estava a trabalhar tranquilamente na minha escola quando subitamente me deparo com 2 jornalistas :) com quem provavelmente não me voltaria a cruzar, a menos que efectivamente entrassem pela porta da minha escola... :)

Unknown disse...

Por isso já sabem... Não há nada como trancar a porta da escola ehhehe

Unknown disse...

Estou cheia de sentimentos de culpa ... fui ao MAC, comprei um menu gigante e um gelado com extra caramelo e ainda bem que era extra, porque já consegui espalhar parte no teclado... :|

Unknown disse...

A culpa disso é do Ricardo e da coordenadora de turismo... só vim para aqui para cuscar o blog e mandar avaliações... mas principalmente para cuscar o BLOGGGGGGGGG.

Unknown disse...

Olá a todos!


Ricardo ;))

Obrigada por teres lembrado de mim.
Espero que um dia, conheças o Rio Grande do Sul e concerteza vais gostar muito. Lugar muito acolhedor e de "gente boa".
Tenho orgulho de ser Riograndense,ou seja gaúcha apesar de todos acharem que sou uma gaúcha falsificada..ahahhahaha....

Beijinhos e abraços a todos!

Unknown disse...

Jaqueline... que saudades :)
(estou a ser simpatica para ti Jaqueline) eheh

katia disse...

Olá a todos.
Só para fazer INVEJA a quem não foi ontem ao jantar enquanto o Ricardo não faz novo post.
Foi muito GIRO!
A noite acabou com a malta toda empatorrada em crepes e foi uma aventura conseguir talheres para os comer...
A Luísa que o diga!
O Manuel é que é muito expedito e não é a falta de um simples talher que o separa de um crepe regado a doce de ovos...

katia disse...

Jaqueline, esquece a dieta, estás linda e superelegante!

Dora, não me esqueci do karaoke, temos de combinar um encontro para te ouvirmos...

katia disse...

E agora, para dar uma de Sandra, cá vai mais um comentário.

Girino, estás de parabéns por, pela primeira vez, teres chegado a um encontro dos Magníficos só com 10 minutos de atraso, a este ritmo mais duas ou três saídas e já chegas a horas.

Sandra, não sei se estou a ficar surda mas pareceu-me ouvir combinar (não vou dizer quem, mas o nome da pessoa em questão começa por "M" e acaba em "L") uma sessão de paintball em que o alvo preferencial eras tu.
Eu não sou de intrigas...

Ricardo disse...

Vou directo ao assunto! o Manuel propôs a sessão de paintball e sugeriu, como disse a Katia e muito bem, a Sandra como alvo preferencial. Chegou mesmo a dizer que antes do início do exercício seria entregue um papel a cada participante com a inscrição "Kill Sandra". É verídico, não estou a inventar!
Como não sou de hipocrisias, alinhei na hora. Achei a ideia genial. Os sorrisos das sempre solidárias mulheres (Dora, Luísa, Katia e, sobretudo, Jaqueline) foram de júbilo. Pareciam zombies: "kill, kill, Sandra..."
Algo me diz que a pexita vai ficar bem colorida!

Unknown disse...

Vou mandar o Bambo ao paintball ... só numa de vos dar mais hipoteses de me acertarem... mesmo assim não acredito...

E eu que até gostava do Manuel ...

Digam-lhe que se o para quedas dele não abrir é pura coincidencia ... eheheh

Não acredito que se tenham divertido, sem mim isso não é possivel :) ehheh

Unknown disse...

Estou a morrer de saudades de chatear a Jaqueline ... e a Luisa ... bem como TODOSSSSS os restantes ...
O jovem girino chegou a horas?! ELÁ ...
Numa escala de 0 a 3 tenho 3 saudades vossas ... *

Unknown disse...

Estava a brincar ...não tenho mesmo saudades *

Unknown disse...

Não sou de intrigas mas o curso que acabou agora também me deu uma T-shirt (enganei mais uns eheheh) ... também é muito gira *

Unknown disse...

eles escreveram mensagens bonitas para mim ... na T-shirt ... tss tss

Unknown disse...

Olá Sandra!!

Por acaso também tenho saudades tuas...:))

beijinhos

Unknown disse...

Olá Kátia

Esquecer a dieta????
Nem pensar, já me sinto ainda mais gorda :(( depois de comer o delicioso crepe com chocolate, morango e gelado de menta....

Tu estavas muito gira e elegante. Gostei!

Beijinhos.

katia disse...

Não faz assim não, morena. Tou corando...
Temos de repetir aquela "overdose" maravilhosa de calorias :)

Por falar em elegância, a Lu é que está um mimo, jeitosa que só ela.

Unknown disse...

Quanto a sessão de paintball,alinho.
Acho uma excelente idéia e, melhor ainda por ser Sandra o alvo preferencial :))))

Unknown disse...

Luisa ;)) sempre simpática, atenciosa e sorridente, na tua companhia é impossivel não sorrir!
És uma doçura!

Te admiro, amiga!

Beijinhos.

Vanessa disse...

Até agora, a meu ver, singelo é certo, é o teu melhor post. Beijinhos....
Adivinha quem tem 1 postalinho lindo da terra do chocolate à tua espera, quem é? (",)
E katia, comments até que se fazem, não se fazem é no blog da mana né?..."HÁ-des cá vir, HÁ-DES, HÁ-DES". E olha que o 4 août tá quase aí...não me faças festas não lol..

Unknown disse...

A lu andou a prometer-me ir para os copos ... e NADA ...

Unknown disse...

Olha Vanessa em cá deserdava-a (e vou rezar para que isto se escreva assim... Uma irmã que não faz comentários no teu blog e um cunhado que não dança oara os amigos ... NÃO DÁ :|

Unknown disse...

VANESSA .. ela convidou-me para a tua festa surpresa ...

Unknown disse...

ADORO A ULTIMA SEMANA DE TRABALHO

Vem cá um convidado agora à escola fazer uma prova de vinhos ... Cada um tem o que merece. Vocês devem estar todos enfiados no trabalho e eu vou beber vinho e comer queijo ... como se não fosse suficiente, a turma de cozinha está a preparar o meu almoço e a de pastelaria as sobremesas ... :) coitados de vocês ehehhe

Vanessa disse...

O quê? festa surpresa? n tou é a perceber nada...ninguém explica pah...e uma pessoa fica confusa e depois não entende... buaaaa...