quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pexitos = sesimbrenses


Ser pexito(a) é...

- Trocar o fim das palavras acabadas em ‘o' por 'e' ('sogre', 'filhe', 'mercade', 'lence de papel', 'lixe', 'campe', 'pexite', etc.);
- tratar toda a gente por 'balhão', 'soce' e 'pariga';
- Começar todas as frases com 'epá' e acabar com 'estatão';
- Não saber que existe o sufixo 'lhe', e quando é preciso usá-lo dizer coisas como 'diz a ele', 'dá a ela', 'fiz a eles';
- Estar sempre bêbado;
- Andar à porrada com pessoal de fora no Carnaval;
- Passear na marginal (do Caneiro à Doca e da Doca ao Caneiro);
- Dizer coisas como 'epá balhão, pa córas é qué o avise?' (tradução: “epá balhão, a que horas vamos para o mar”);
- Estudar na Escola Secundária de Sampaio;
- Gozar com as pessoas de Setúbal chamando-as 'caga-leites';
- Vestir roupa nova na Festa das Chagas;
- Ir à praça comprar ovas de choco e juntar-se com os amigos, fritar as ovas e beber cerveja à tarde no sábado.


Além dos pexitos e pexitas, há muito mais para ver em Sesimbra. As duas imagens que se seguem são elucidativas.


Praia Ribeiro do Cavalo
Dizem que o acesso é difícil, mas deve valer a pena! Vai um mergulho? (Foto: CMS)

Bacalhau ao léu
Antes de ir para o tacho convém arejar o dito cujo, pendurando-o com um par de molas colorido! A imagem foi captada há dias num rés-do-chão junto à sede da "Escola de Samba Bota no Rego", pertinho da Casa do Benfica de Sesimbra. (Foto: V.L.)

Acham piada ao nome da Escola de Samba? De facto, ninguém pode acusar os pexitos de falta de originalidade. Além da "Bota no Rego", há a "Trepa no Coqueiro", os "Saltaricos do Castelo" (este é um nome corriqueiro, admito) e os grupos "Tripa Cagueira", "Tripa Mijona" e "Bigodes de Rato"!
Não é por nada, mas eu torço pelos "Bigodes" para a coisa não cheirar mal...

12 comentários:

Unknown disse...

Que praia linda :)
Gostei particularmente deste post * mas tenho que ir filma autoscopias ... ehehhe *

Vanessa disse...

Ppois pois, tudo muito lindo, falta-te é dizer que a foto do bacalhau tem direitos de autor...ía usá-la no meu blog...assim não há condições...

Pedro Alves disse...

Olá Bom dia !!!

Como não podia deixar de ser fala-se de praia e aqui estou eu ....

Ricardo será que me podes dizer onde é essa praia....

Bjs e abraços mas só para alguns :):)

Tiago disse...

Olá a todos!
Estava a ler o último post do Ricardo e como tinha acabado de acordar de uma sesta não li com suficiente atenção o título.
Estava a rir-me bastante (rs, rs) com o texto, pensando para mim 'Pois é. Aqui vem finalmente um bom resumo de como se fala em Setúbal.'
Pois não. Aquele conversa do Carnaval fez-me pensar que algo estava errado.
Querido Ricardo, podes então esclarecer-me as diferenças fonéticas e lexicais entre os dois idiomas.
Como toda a gente sabe sou setubalense e vitoriano de gema, mas só o 'balhão' é que não me soava familiar.
Vanessa, não te preocupes com os direitos de autor. Neste blog ninguém liga a essas coisas.

Beijinhos

Tiago disse...

....mas Vanessa, entendo e subscrevo que tu tenhas uma política diferente no teu blog.

Tiago disse...

....mas quando é a tua própria autoria acho que podes utilizar :)

Unknown disse...

Falam falam mas no fundo o que todos mais ambicionam no mundo é ser pxitos ... ehehhe

Unknown disse...

Vão marcar encontros quando uma pessoa não está cá... agora é assim?! Vou fazer um escandalo neste blog ....
PS - Esqueci-me de mencionar que essa praia não existe ... inventaram isso para atrair gente (caga-leites ehehe) para Sesimbra...

Unknown disse...

.... Tenho que ir .... Hoje safam-se que me encontro com falta de tempo para incomodar seres vivos de Setúbal e arredores.
Adivinhem o que eu estou a beber? ....
TXARAMMMMM ....




...





Falharam ...





A resposta correcta era água.

Unknown disse...

Nenhum beijinho para NINGUEM ...

Só gosto de vos chatear ...

Bye

katia disse...

Mari Caxuxa, água??? Deves estar a aprontar alguma, ou isso ou, finalmente, o teu organismo atingiu a capacidade máxima de tolerância ao bendito Ice-Tea! Quanto à minha maior ambição passar por querer ser pexita, uma palavrinha para ti: MENOS, Caxuxa, MENOS :)

Tiago, não ligues à Vanessa, o que é bonito é para se ver e para se partilhar e aquele bacalhau pendurado na corda com umas molas está demais :)

Pedrocas, folgo em vê-lo por cá :)
Espero estar incluído nessa lista restrita de beijos e abraços...

cyber_shot disse...

é pá balhão bacalhau tás agora em aveiro ah ah ah isso é um cãodemonte muito bom para mim é melhor que o bacalhau.