quinta-feira, 8 de março de 2012
A Arte da Guerra
No Centro Cultural de Belém está patente uma interessantíssima exposição sobre "A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial". A mesma foi prolongada até 26 de Março e pode ser visitada gratuitamente no Museu Colecção Berardo.
Por ser o período mais horrível da História mundial, o conflito que decorreu entre 1939 e 1945 é, também, por essa razão, um dos mais fascinantes.
O percurso da exposição exibe mais de 200 peças originais (cartazes, panfletos, filmes e crachás) de países que participaram na guerra, como os Estados Unidos, a Alemanha, a Inglaterra, a França, a Itália, o Japão e a União Soviética.
O cartaz impresso "foi a principal forma de propaganda, sobretudo pela facilidade de produção e de aplicação em qualquer local, permitindo que a mensagem estivesse sempre presente junto dos cidadãos, e apelando a que dessem, produzissem e se sacrificassem" em prol do esforço de guerra.
Os cartazes estavam cheios de imagens fortes e mensagens acessíveis à população, de forma a chegar a todo o tipo de pessoas, para as mobilizar a um apoio activo para o esforço de guerra.
O objectivo era "inspirar o patriotismo, apelar ao contributo a bem da causa nacional", e poderia ser manifestado de diversas formas: desde o alistamento nas forças armadas, ao racionamento de comida ou de outros bens essenciais, ao esforço na produção da indústria da guerra, ao cuidado com as conversas em locais públicos ou à compra de títulos de guerra.
Eis alguns exemplos:
KO
Tradução: «Não há lugar para os judeus entre nós. Fora com os judeus!»
Este não precisa de legenda
Um argumento de peso a favor do carpooling
Um dos meus preferidos
Uma ameaça constante
Crachás americanos
Retaguarda desportegida
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