sexta-feira, 16 de março de 2012

Sporting versus City


Antes de mais, parabéns ao Sporting por ter eliminado o Manchester City. Sei bem que muitos dos meus colegas leoninos quase tiveram uma apoplexia nos últimos 15/20 minutos do jogo em Inglaterra. Apesar do susto, só os mais desatentos colocarão em causa o mérito de se terem apurado para os quartos-de-final da Liga Europa.
Na eliminatória discutida com o City, propriedade do ultramilionário Khaldoon Al Mubarak, referiu-se por inúmeras ocasiões a diferença abismal entre os milhões que separam os dois clubes: orçamentos, contratações, salários de jogadores são números impossíveis de comparar. É uma realidade, ninguém coloca esse facto, que só valoriza mais o feito do Sporting, em causa.
Consta que o orçamento dos ingleses é de 370 milhões de euros, enquanto o do clube português ronda os 40 milhões, ou seja, cerca de nove vezes inferior ao do Manchester City.
Em Portugal - recordo que o orçamento do FC Porto é de 95M€ e do Benfica 50M€ - a diferença dos "grandes" para os outros clubes é, nalguns casos, ainda mais desproporcional.
Exemplos:
- Marítimo tem 6 milhões de orçamento e venceu o Sporting duas vezes esta época;
- Gil Vicente tem 3,7 milhões e bateu o FC Porto por 3-1;
- V. Guimarães tem 9 milhões e ganhou ao Benfica.
Tal como o Sporting provou em Inglaterra que o dinheiro (poucas vezes) não é tudo, por cá os "pequenos" também dão de vez em quando banhos de humildade a dragões, águias e leões. Ainda bem. Só tenho pena de não acontecer mais vezes.

Sem comentários: