terça-feira, 27 de março de 2012

Vícios saudáveis


Secção Murakami.


Viciante: acaba um, começa outro!

«Aviso aos novos leitores de Murakami: cria dependência».
San Franscisco Chronicle

O alerta é dado na lombada do segundo volume de "1Q84" e é para ser levado a sério. Digo-o por experiência própria. No Natal ofereceram-me a primeira parte de "1Q84". Até aí só conhecia Haruki Murakami de nome, mas foi por pouco tempo. Li e gostei tanto que me senti impelido a ler mais palavras do autor. Seguiu-se "Norwegian Wood". Depois, o volume dois de "1Q84", que fora entretanto publicado. A seguir virá "Sputnik, meu Amor".
É hora de abrandar sob pena de, rapidamente, não ler mais nada a não ser livros da autoria do japonês. Já decidi que depois de "Sputnik, meu Amor" irei fazer uma pausa na obra de Murakami. Como já sei o que a casa gasta, tenho de o fazer para evitar despachar já tudo o que está publicado por cá. Foi isso que aconteceu, por exemplo, quando descobri Patricia Highsmith. Não descansei enquanto não devorei (com gosto renovado a cada enredo que lia) tudo o que encontrei disponível da autora americana.


Aqui está a prova!

4 comentários:

Anónimo disse...

é melhor só parar depois do Kafka à Beira Mar :)

Ricardo disse...

Caro anónimo,
Vou ter em conta a sugestão e equacionar essa possibilidade depois de ler Sputnik.

Anónimo disse...

Eu li o Kafka depois do Carneiro e em seguida o norwegian, mas este último não o terminei - provavelmente por causa da impressão do livro (manias de designer) - mas o seu início faz-me lembrar muito a relação de Tengo com a sua namorada mais velha).
Já terminou o segundo volume? Eu não consigo pegar em livro nenhum neste momento, porque não quero que nada se intrometa neste gap entre o 2º e o 3º volumes. :) É sagrado, esse gap! E principalmente depois de o 2º ter parado onde parou...

Anónimo (Rita) :)

Ricardo disse...

Olá Rita,
Terminei o segundo volume no fim-de-semana. É impossível não ficar em suspenso e ansioso pela chegada do terceiro e último capítulo de 1Q84.
Pelo que li, ainda vai demorar um par de meses até ser publicado por cá, por isso, vou agarrar-me a outras leituras. Curiosamente, uma das que pretendo fazer antes é mencionado na página 297 de 1Q84 - volume 2.