terça-feira, 13 de março de 2012

O Grito de Guerra da Mãe Tigre


Todos temos ideias sobre a forma como se devem educar as crianças. Mesmo não tendo filhos, existem aspectos dos quais, um dia quando for pai, não tenciono abdicar e outros em que, admito, poderei ser mais flexível. É claro que tudo não passa de teoria porque na prática as coisas poderão ser diferentes por inúmeras razões.
Em "O Grito de Guerra da Mãe Tigre", a autora Amy Chua relata-nos como educou as suas filhas nos Estados Unidos segundo a tradição chinesa. O acompanhamento (sufoco?) permanente e a elevada exigência e disciplina impostas a Sophia e Louise fizeram-nas autênticas máquinas em todos os domínios. Não vou desvendar o que acontece, mas é óbvio que o confronto é inevitável.
Ao longo da narrativa olhamos para a progenitora com olhar crítico e incrédulo pela forma como trata as filhas. A intransigência é extrema e, quase sempre, discutível aos olhos de um ocidental. Apesar disso, deparei-me com frequência com algumas questões que tenho como certas na educação que gostaria de dar a um filho.
"O Grito de Guerra da Mãe Tigre", "Battle Hymn of the Tiger Mother" no original, é muito mais do que o relato de uma mãe que não admite menos do que a excelência para as suas filhas, é, isso sim, uma reflexão que coloca em causa as ideias e valores que preconizamos para as gerações futuras.
O livro é editado em Portugal pela Lua de Papel.

Sem comentários: