sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Grécia, amiga Grécia

Há muitas ilhas por onde escolher


Por incrível que pareça há um país na Europa que está numa situação pior do que Portugal: a Grécia. Durante anos, quando a Europa Comunitária tinha 12 e, mais tarde, 15 estados membros, gregos e portugueses discutiram entre si a última e penúltima posições nos rankings de (sub)desenvolvimento na CEE e, posteriormente, UE.

Não sei quais as soluções que o nosso país vai encontrar para ultrapassar a crise, mas tenho uma ideia para os nossos amigos helénicos. A Grécia tem mais de 6 mil ilhas. 227 são habitadas. Destas, apenas 78 têm mais de 100 habitantes. Não é preciso ser um génio a matemática para saber que há mais de 5700 ilhas em que não vive vivalma que poderão contribuir para a pátria de Sócrates (não é o José, esse só iria lixar ainda mais a coisa) desanuviar a situação.

Contactem a Remax e a ERA e tentem vender umas 60 ou 70 ilhotas. É verdade que o sector imobiliário já teve melhores dias, mas acredito que não faltariam interessados. Por exemplo, Hugh Hefner poderia fazer uma mansão da Playboy no Mar Egeu para levar as suas coelhinhas. Este seria apenas o proprietário mais mediático. Quem tem mesmo muito, muito dinheiro optaria por manter o anonimato.

É pena não termos milhares de Berlengas e ilhas dos Pessegueiros ao longo da nossa Costa. Como alternativa, podemos vender a Madeira e damos de oferta o Alberto João Jardim. Isso é que era.

Sem comentários: