quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É pr'a hoje!


Está nas nossas mão ajudar.

Em "É p'ra amanhã", António Variações cantava:
«Foi mais um dia e tu nada fizeste
Um dia a mais tu pensas que não faz mal
Vem outro dia e tudo se repete
E vais deixando ficar tudo igual».
Muitas vezes sensibilizamo-nos com as notícias e dizemos que vamos fazer algo. Muitas vezes, na hora H, recuamos por este ou aquele motivo. Sinto-me bem por hoje não o ter feito. Como a maioria das pessoas, não tenho qualquer gosto em que me espetem agulhas. Hoje também não tive, mas fi-lo e sinto-me muitíssimo bem por o ter feito.
É um lugar comum, mas a realidade é que um gesto pode fazer toda a diferença. As probabilidades de sermos compatíveis são escassas, mas quantos mais pessoas o fizerem maiores são as hipóteses de contrariar a estatística e ajudar alguém algures. Hoje, no Bonfim, jogadores, equipa técnica, dirigentes e funcionários do Vitória de Setúbal foram solidários por uma causa.
Para ser dador de medula óssea são necessários quatro requisitos: ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, pesar mais de 50 quilos e não ter recebido qualquer transfusão de sangue desde 1980. Se for o caso de quem está a ler este post, não deixe pr'a amanhã o que pode fazer hoje. O registo português de dadores de medula óssea e os Gustavos do mundo (os dados são guardados numa base informática nacional e internacional) agradecem.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Terra de Sabores


Era uma vez uma gravidez na Terra dos Sabores

Há sítios onde apetece estar. A Casa de Chá Terra de Sabores, em Vila Nogueira de Azeitão, é um desses locais. Perfeito para um pequeno-almoço tardio, lanche ou apenas um café ou chá. Mais do que os scones, as torradas ou os muitos bolos que por lá estão - garanto que tudo é delicioso -, o que mais gosto é o espaço.
Além de Casa de Chá/cafetaria, existem inúmeros artigos de decoração e produtos regionais à venda no estabelecimento. As paredes, estantes e tectos estão preenchidos por objectos que nos prendem a atenção devido à originalidade e ao bom gosto. A excelente música (no volume certo para quem quer conversar) que ecoa no espaço também ajuda a querer ficar só mais um pouco.
Fiquei e valeu a pena. Na última visita que fiz à Terra de Sabores peguei casualmente numa das revistas de viagens que por lá estavam. Na última página da "Volta ao Mundo" estava a mensagem que partilho na fotografia que está neste post.
Factos: uma mulher estava grávida de sete semanas e as crianças (ainda) não sabiam.
Quem recebeu a notícia e como reagiu não faço ideia. Aposto numa amiga que ficou feliz com a novidade. Não sei nem nunca saberei quem foi a mulher que a escreveu, mas registei o momento para a posteridade. Parabéns e saudinha à mamã e ao bebé.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A minha agenda

Eis o grande trauma da minha infância. Todos a tinham, menos eu. Confesso: sempre a desejei. A música era extremamente apelativa e repetida a toda a hora na televisão. Todos os anos, na hora de abrir os presentes, ansiava pel' A Minha Agenda, mas esta nunca chegou.
Ciente das dificuldades, nunca pedi em criança aos meus pais que me dessem este ou aquele brinquedo, livro, bola, ténis ou o que quer que fosse. Por educação e discernimento, apesar da tenra idade, nem eu nem os meus irmãos o fazíamos. Sempre nos contentámos com o que recebíamos. É claro que olhando para trás, vejo que não causaria grande mossa ter recebido uma prenda que, se calhar, custava, na década de 80, 400 ou 500 escudos.
O mais incrível para mim era o facto de existir algo que reunia "jogos, magia, diário, receitas". Era quatro em um! O ovo Kinder é só dois em um: é "um brinquedo, um chocolate". Tem apenas metade dos argumentos da Agenda, que nunca foi minha nem será. Podia procurar e comprar hoje uma ou pedir que me a oferecessem, mas, seguramente, não era a mesma coisa. Tenho a certeza que os meus olhos brilhavam quando ouvia esta música e hoje, não obstante a nostalgia, isso já não acontece.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Freddie Mercury

Farrokh Bomi Bulsara morreu há exactamente duas décadas com apenas 45 anos de idade. Na História ficou conhecido por Freddie Mercury, o mítico vocalista dos Queen. Se pudesse voltar atrás no tempo para assistir a um único concerto ao vivo, não hesitaria um instante na resposta: Queen, de Freddie Mercury.
Apesar de gostar de muitas outras músicas, "Bohemian Rhapsody" é a minha preferida da banda inglesa.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Happy birthday Scarlett


A prova de como sou bem intencionado está nesta imagem. Acreditem, não me faltaram alternativas mais apelativas na hora de escolher a foto.

Hoje a Scarlett Johansson faz 27 aninhos.
Ela é hiper sexy, talentosa - fez "Lost in Translation" antes dos 20 anos - e tem a voz mais sensual de Hollywood. Apesar de gostar muito de "The Man Who Wasn't There - O Barbeiro", dos manos Coen, o meu filme preferido da actriz é, sem dúvida, "Match Point", de Woody Allen.
Como gosto muito dela (muito mesmo) faço questão de lhe dar os parabéns:
Happy birthday to you
Happy birthday to you
Happy birthday dear Scarlett
Happy birthday to You.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sem Tempo


O cartaz à "Blade Runner" tem estilo.

Permitam-me uma introdução à Teresa Guilherme. Há dias arranjei tempo para ver "Sem Tempo". Não foi uma total perda de tempo, mas a realidade é que esperava um pouquinho mais da obra escrita e realizada por Andrew Niccol, argumentista dos excelentes "Truman Show - A vida em directo" e "O Senhor da Guerra" (neste último também realizou).
A culpa do filme ter ficado aquém das minhas expectativas deve-se ao trailer que as tinha colocado elevadas. A premissa (muito interessante tal como Niccol já fizera em "Gattaca") e o estilo apresentados em dois minutos de trailer levaram-me a aguardar com curiosidade a chegada de "Sem Tempo" às salas de cinema. No entanto, feitas as contas, é apenas mais um filme mediano que cumpre (o que já não é mau) o propósito de entreter. Nada mais.
Justin Timberlake e Amanda "Mamma Mia!" Seyfried fartam-se de correr, o que demonstra a boa forma física dos protagonistas. Confesso ter ficado impressionado e, ao mesmo tempo, intrigado com as capacidades da actriz em correr em cima de un vertiginosos sapatos de salto alto.
Aproveito para deixar um conselho a outro dos protagonistas, Cillian Murphy.
Caro Cillian, gosto muito de te ver trabalhar, acho que és um bom actor, vais longe etecetera e tal, mas dá para mudar um bocadinho o registo e deixar de fazer, de vez em quando, de mau da fita. É que sempre que vejo o teu nome num cartaz, sei que há 95% de probabilidades de seres o vilão de serviço. Ouve o que te digo para não acabares como o Hugh Grant que vai fazer comédias românticas para o resto da vida.
É impressão minha ou Grant ainda não fez uma comédia romântica com a Jennifer Aniston? Estranho!

Modern Family

"Uma família muito moderna" nos Emmys 2010.



George Clooney está (mesmo) em todas!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Irina nua / Irina naked

Irina nua, Irina naked, Irina desnuda, Irina обнаженный, Irina nue, Irina 裸 (vamos lá ver se com a ajuda do tradutor do google os chineses também cá vêm parar).

A ideia não é original. A inspiração para o presente post é de um colega de profissão e da blogosfera que, já em 2008, fez um teste semelhante ao que hoje estou a fazer. A protagonista de então foi Nereida Gallardo, a espanhola que na altura namorava com Cristiano Ronaldo. O chamariz "Nereida nua" trouxe-lhe nesses dias inúmeras visualizações de página ao blogue (http://riologoexisto.blogspot.com/) graças às pessoas que utilizavam os motores de busca para procurarem imagens sugestivas da señorita.Como já repararam, hoje estou eu a fazer a experiência com a actual companheira do craque português: Irina Shaykhlislamova (é melhor ficarmo-nos pela abreviatura Shayk). Tenho a certeza que ninguém me levará a mal pelo engodo parcial (prometo-vos que vou pesquisar uma foto sugestiva da russa em lingerie e colocá-la no final do texto para não dizerem que a publicidade é 100 % enganosa).

Se a coisa surtir o efeito desejado virão aqui muitos elementos do sexo masculino em busca da modelo russa que deu nas vistas graças às suas aparições na Sports Illustrated Swimsuit Issue e na publicidade à lingerie Intimissimi. Se os resultados forem satisfatórios, prometo lá mais para a frente utilizar o mesmo método para captar o sexo feminino. Quem é que está em alta entre as mulheres: Ryan Gosling naked? Ryan Reynolds naked? Ou será melhor apostar nos mais experientes Brad Pitt naked ou George Clooney naked?


O prometido é devido. Não é como veio ao mundo, mas não anda longe.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Encantador de Cães

Ei-lo: The Dog Whisperer


Não quis deixar passar a oportunidade de escrever 11/11/11. Porquê? Porque sim. Para o o ano há um 12/12/12, mas, digam o que disserem, não é a mesma coisa. Bem sei que as datas são giras, mas, tirando isso, são dias igualzinhos aos outros.
O dia 11/11/11 - antes que chegue amanhã vou aproveitar mais esta oportunidade para escrever a data - fica para a história como o dia em que descobri que existe um programa de televisão, transmitido na Sic Mulher, chamado "O Encantador de Cães".
Lembram-se de "O Encantador de Cavalos"? Filme de Robert Redford com a jovem Scarlett Johansson, pois bem o programa é sobre um senhor especialista em comportamento canino (Cesar Millan) que faz pelos cães o mesmo que Redford fazia com os equídeos: cura-os de traumas infligidos por maus tratos, acidentes, etc.
Tenho a impressão de que mais do que os canídeos, alguns donos dos mesmos é que precisavam de alguém que os encantasse. A missão de colocar alguns deles na linha seria um osso duro de roer (não resisti a fazer uma graçola à Teresa Guilherme) até para quem tem a profissão de encantador.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

50/50

Cartaz francês do filme



Two thumbs up! Agora sim, sou um homem realizado. Durante anos habituei-me a ver críticos de cinema utilizar esta expressão para classificar filmes de qualidade superior, hoje é a minha vez. "50/50" não é a primeira obra que vejo em 2011 que merece ambos os polegares para cima, mas é o primeiro que partilho convosco.

Estão a ver aqueles filmes que têm tudo no sítio certo, que nos fazem rir e comover sem excessos dramáticos e bandas sonoras à James Horner para puxar à lágrima? Este é um desses casos. A sinopse conta-se em poucas palavras: Adam, de 27 anos, descobre que tem cancro e as possibilidades de sobrevivência são exactamente as mesmas que dão nome ao filme.

Déjá vu, certo? Errado e por várias razões. A começar pelo argumento inteligente de Will Reiser cuja doença na vida real inspirou-o na ficção. Depois há as excelentes interpretações dos protagonistas: Joseph Gordon-Levitt (lembram-se do rapazinho de "O Terceiro Calhau a contar do Sol"?), a mãe Anjelica Huston - atenção à cena protagonizada por ambos antes da entrada para o bloco operatório -, o Amigo (com "A" maiúsculo) Seth Rogen, que com a dose certa de loucura ajuda o amigo a manter-se à tona, e a doce psiquiatra Anna Kendrick.

Além de tudo isto, somos embalados por uma exclente banda sonora. Todos os acordes soaram-me estar no sítio certo e encaixaram com uma luva (sem o tal exagero melodramático) nos diferentes momentos vividos ao longo da pouco mais de hora e meia que 50/50 tem de duração.

Agora, deixem lá o computador um bocadinho e vão até ao cinema. Quem não estiver para isso, ponha o dedo indicador a fazer exercício e faça o download do filme. Garanto-vos que, pelo menos, um thumb up vocês vão pôr.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Grécia, amiga Grécia

Há muitas ilhas por onde escolher


Por incrível que pareça há um país na Europa que está numa situação pior do que Portugal: a Grécia. Durante anos, quando a Europa Comunitária tinha 12 e, mais tarde, 15 estados membros, gregos e portugueses discutiram entre si a última e penúltima posições nos rankings de (sub)desenvolvimento na CEE e, posteriormente, UE.

Não sei quais as soluções que o nosso país vai encontrar para ultrapassar a crise, mas tenho uma ideia para os nossos amigos helénicos. A Grécia tem mais de 6 mil ilhas. 227 são habitadas. Destas, apenas 78 têm mais de 100 habitantes. Não é preciso ser um génio a matemática para saber que há mais de 5700 ilhas em que não vive vivalma que poderão contribuir para a pátria de Sócrates (não é o José, esse só iria lixar ainda mais a coisa) desanuviar a situação.

Contactem a Remax e a ERA e tentem vender umas 60 ou 70 ilhotas. É verdade que o sector imobiliário já teve melhores dias, mas acredito que não faltariam interessados. Por exemplo, Hugh Hefner poderia fazer uma mansão da Playboy no Mar Egeu para levar as suas coelhinhas. Este seria apenas o proprietário mais mediático. Quem tem mesmo muito, muito dinheiro optaria por manter o anonimato.

É pena não termos milhares de Berlengas e ilhas dos Pessegueiros ao longo da nossa Costa. Como alternativa, podemos vender a Madeira e damos de oferta o Alberto João Jardim. Isso é que era.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Apontamentos

Em Downton Abbey são todos mais desalinhados do que aparentam


E esta, hein?!

Hoje de manhã por altura do dilúvio (que todos devem ter reparado)...

- O treino é à porta aberta?

- É.

- Mas vim de lá agora e a porta está fechada. Vão abri-la?

- Agora não vou ao outro lado, está a chover muito.

Sem comentários.


Vícios

Falo de séries que estão a passar neste momento na Fox e na FoxLife, respectivamente: "The Walking Dead" e "Downton Abbey". Quem as conhece sabe que não poderiam ser mais diferentes. Em comum só mesmo o facto de me deixarem desalentado sempre que surge o genérico final. Lá vou ter que esperar pela próxima semana (não vale a pena sugerirem o download, não sou fã).


Tretas

Li um artigo na última edição da Sábado que diz que "ouvir a música mais relaxante do mundo é mais tranquilizador do que uma massagem ou um chá calmante". Estão-me a querer dar chá, pensei. Uma coisa é dizerem que a música nos dá sono mais depressa do que a massagem - aí não duvido - agora que é mais relaxante? Vão lá gozar com o Camões.

Ainda assim, fui ao Youtube ouvir alguns acordes do top ten das músicas mais calminhas. Da tabela, que é liderada por "Weihtless", dos Marconi Union, fazem parte Enya, Coldplay, All Saints, Adele e Mozart. Confesso que ainda bocejei nalgumas delas, mas, garanto-vos, não senti, nem de perto nem de longe, uma sensação de relaxamento semelhante à de uma massagem.


Dúvida

Tintim ou não Tintim, eis a questão? No sábado de tarde dirigi-me ao cinema para ver o filme de Spielberg, mas a sessão foi cancelada porque ia ter lugar um evento na sala. Daí para cá estou na dúvida, vou ou não vou? Três pessoas já mo recomendaram, o crítico da Tentações dá 63%... É daqueles casos: nem estou empolgado nem coloco de parte vê-lo. A ver vamos.


É agora

Algum dia tinha de ser. Será no domingo...