quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica da Semana

Além das habituais contas de electricidade, água, gás e televisão/telefone/internet, há outros papéis que a minha caixa de correio - qual caixote de lixo - não dispensa. Mesmo existindo à entrada do prédio um autocolante a dizer PUBLICIDADE NÃO ENDEREÇADA AQUI NÃO, OBRIGADO, deparo-me, com mais frequência do que seria desejável, com panfletos do Minipreço, Jumbo, Modelo, Intermarché, Bricomarché, Stationmarché, professores Bambos, Mokambos e Kanimambos, canalizadores, pintores e trolhas, imobiliárias, ginásios, clínicas dentárias and so on...

Depois há... a Dica da Semana. Pára tudo! Aqui a coisa torna-se mais séria. A Dica não é um panfleto qualquer. É do Lidl e vem (mal) disfarçado de jornal. Há uma entrevista e algumas notícias retiradas da Lusa, receitas, cartas astrológicas e programação televisiva, mas a minha parte preferida é, sem dúvida, a do passatempo em que se pode ganhar uma estadia num hotel ou em turismo rural no nosso Portugal.

O prémio até é interessante se tivermos em conta que basta enviar um sms, mas o desconcertante é aquilo que é necessário fazer para ter uma noitada à borla. Convenhamos que pegar num produto do Lidl - tomemos como exemplo a "Posta de Atum Nixe", o "Grão de Bico Campo Largo" ou o "Tomate pelado Nostia" (exemplos reais da edição de 20 de Outubro que chegou ao correio) - e construir uma frase original, juntando o nome do hotel em que se poderá pernoitar, não é tarefa fácil.

Meus amigos, como leitor atento desta secção da Dica, esclareço que o importante não é a criatividade. O que interessa mesmo é que as palavras rimem. Já estou a imaginar: "Com postas de atum Nixe, vou ter uma noitada fixe..."

O poeta popular António Aleixo ficaria boquiaberto com a quantidade de pretendentes que tentam seguir-lhe as pisadas. Em cada leitor da Dica, há um poeta em potência. Não há feijão frade, mortandela nem cogumelos laminados que nos separem da erudição. Pois é, não pensem que não sei do que falo, porque também já tentei a minha sorte e puxei dos galões ao escrever o meu poema utilizando a "Pimenta preta moída Kania", mas parece que nessa semana a concorrência era fortíssima!

A desmoralização foi tanta que nunca mais concorri. Foi a dica que recebi essa semana.

Sem comentários: