quarta-feira, 17 de junho de 2009

O bom Jesus


Parece que é desta! A novela Jorge Jesus, que alimentou páginas e páginas de jornais nos últimos tempos, chegou o fim. O grande J.J. está de malas aviadas para o Benfica. Independentemente do (in)sucesso que o treinador venha a ter no comando das 'águias', continuarei a defender que Jesus é, dentro das quatro linhas, o melhor técnico do futebol nacional.
Na Luz, a tarefa não se avizinha fácil, nada mesmo. A ausência de uma estrutura directiva sólida, por si só, é suficiente para impedir qualquer treinador de desempenhar a sua missão de forma eficaz.
Não tenho a mínima dúvida que se estivesse no FC Porto, Jesus teria, no mínimo, ganho tudo o que o homólogo dos 'dragões' conseguiu. É certo que o currículo como treinador, apesar dos muitos anos de experiência acumulados no cargo, não impressiona, mas as qualidades do treinador há muito lhe são reconhecidas. Em Setúbal, quando esteve ao serviço no Vitória, contactei directamente com Jesus. Na preparação técnica e táctica do plantel e na rapidez com que faz a leitura dos jogos, mexendo na equipa onde e quando o deve fazer, destaca-se de todos os outros.
Desde a sua experiência no Bonfim, no início do século, o treinador mudou e evoluiu. A forma "bruta" como comunicava com os atletas, dizem-me, já não é a mesma e as conferências de imprensa continuam a ser uma incógnita. Rotina é coisa que não existe. O tradicional "vamos jogar para ganhar" e "no futebol há três resultados possíveis" raramente fazem parte do discurso.
Ao longo dos anos, o treinador presenteou-nos com muitas pérolas. No Benfica, onde qualquer corte de cabelo ou unha encravada é notícia, nenhuma declaração de Jesus passará despercebida. É aconselhável, sem obliterar a personalidade que o caracteriza, que J.J. se resguarde para não cair no ridículo. Dizer o essencial, com uns pontapés na gramática à mistura, mas sem se alongar para não dar tiros nos pés. A ver vamos.

Deixo aqui algumas frases lapidares do treinador publicadas no maisfutebol.

- «O processo de neutralização do jogador pertence ao forno interno do clube»;
- «Quero aproveitar para dedicar esta vitória a todos os motocards da Amadora que vieram até aqui»;
- «O fair-play é uma treta»;
- «A equipa de arbitragem não deixa. Como resolvo isto? Só resolvo na playstation»;
- «Com essa equipa dava-lhe 3 de avanço, mudava aos 5 e acabava aos 10». Em Agosto de 2007, após o Belenenses perder por 1-0, com o Real Madrid, no Troféu Teresa Herrera e dirigindo-se ao treinador dos espanhóis, Bernd Schuster ;
- «Também posso dizer que, com aqueles jogadores, aquilo (exibição) foi muito poucochinho». Na mesma conferência de imprensa, respondendo a Schuster, que acusara o Belenenses de ser defensivo;
- «Não sei o que é jogar para empatar. Já tentei entender, mas não consigo»;
- «O terceiro golo [penalty] surge de um lance que está na moda. Os treinadores têm de passar a contratar jogadores manetas».

36 comentários:

Unknown disse...

Tenho a sensação que nem Jesus os salva... A ver vamos!
Ricardo, estas mãos estão fenomenais!!!!
Quantas sãos?
Por acaso é alusivo aos laços fortes existentes no Dignissimo Clube de Jesus?
Tu não pertences ao SLB com toda a certeza...

katia disse...

Amiga, voltaste! :))
Esta imagem está, de facto, fabulosa, mas acho que nada tem a ver com o Glorioso.
Nas veias clubísticas do Ricardo só corre sangue verde, de Vitórrrria!

Unknown disse...

Amiga começo a achar que vou ter que arranjar banda larga móvel...
Imagina que eu tenho que visitar este simpático blog para saber estas noticias.
E o pior é que eu sinto falta disto!
Porque será?

Unknown disse...

Katy sabes da Sandra?
Deve andar por aí de motocard, não?

katia disse...

Está na EPCC a dar formação. Não sei que meio de transporte a Sandra utilizou, mas que dava jeito, com este calor, ir de motocard, lá isso dava!

Ricardo disse...

Olá Luísa, decidi ontem colocar a imagem que se pode ver no fundo da página. Parabéns, foste a primeira a mencionar esse facto!
A razão não tem nada que ver com o SLB nem com Jesus. Creio que a ideia foi colocar uma imagem que nos representasse. A amizade e a união que existe no grupo são evdentes. Cada um dos dedos pode representar cada um de nós.
Não foi nada premeditado, mas gosto de pensar que é esse o significado.

Unknown disse...

Olá!

Apesar de ser benfiquista, concordo contigo Ricardo, os treinadores neste clube não têm vida fácil. Espero que desta fez as coisas sejam um pouco diferentes.

Bjs

Unknown disse...

Ora... antes de mais ... viva o BENFICA :) Eu acredito que finalmente vamos ganhar a todos, incluindo ao PORTO! Sim, porque os lagartos nem estão à altura ehehhe

Unknown disse...

Luísa, obrigada por perguntares por mim... Haja alguém!! eheh ... ando a trabalhar pouco, quase nada mesmo... :| Mas ando feliz :)
Também deves andar a trabalhar muito pouco...

Unknown disse...

Ricardo... passei montes de tempo a olhar para as mãos do novo treinador... ehehhe mas que raio... porque falam eles tanto da imegem?! eheh que monga :) Só agora é que vi a imagem no fundo da página... como sempre: genial :) Viram o filme? Não era bem o que tinham imaginado, right?! Kátia maria margarida... gostaste?!

Unknown disse...

Dora... fico mesmo contente cada vez que vejo um comentário teu por aqui ehehe ... desta vez vai ser facil treinar o Glorioso :)

Unknown disse...

Apetecia-me mesmo ir beber morangoskas para uma praia tropical qualquer ... Alguem faz o favor de ganhar o euromilhões please ...

Ricardo disse...

Sandra, não te arrelies (Raquel, where are you?). O importante é que lá acabaste por descobrir as mãos que interessavam. Nos dedos entrelaçados tu és o polegar ou o indicador, que são imprescindíveis para realizar qualquer tarefa.
Quanto ao filme, vimo-lo ontem de noite. No meu caso, gostei q.b.. É daqueles que se vêem e voltam para a gaveta por algum/muito tempo. A fotografia e a reconstituição histórica estão impecáveis.
Ah, desta vez a gravação estava com uns problemas: o som estava dessincronizado com o movimento dos lábios e, na segunda parte do filme, saltava cenas. Deu um pouco mais de trabalho desta vez, mas conseguimos. Thanks again.

Ricardo disse...

Sandra, como não jogo no Euromilhões, não contes comigo para te levar para um paraíso tropical! Morangoskas? Só na Califórnia. rs,rs.

Pedro Alves disse...

Ola bom dia !!!!

Eu como não poderia deixar de ser tenho de criticar profundamente esta secção do blog, acho que é um mau gosto tremendo colocar neste blog qualquer coisa relacionada com o SLB.

Por isso Ricardo estás desde já completamente "queimado" no que a mim me diz respeito...

Bom dia de trabalho para vocês..

Saudações Portistas :):)

Xauuu

Unknown disse...

Pedro como portistas vencedores não podemos ser assim!
Sabemos de antemão que estes não vão lá com Jesus nem com N.Senhora...
O mesmo acontece aos lagartos que até podiam contratar os 3 pastorinhos..

Pedro Alves disse...

Olá Luisa !!

Eu sei que tens toda a razão.... mas deixa-me massacrar mais um bocadinho :):)

Bjs e abraços

Ricardo disse...

Bem pelas minhas contas a coisa está, mais ou menos, assim:
SLB - Dora, Sandra, Katia...
FCP - Pedro, Luísa...
SCP - (...)
VFC - Eu, Tiago...
Pessoal, vamos lá ver, no que diz respeito ao futebol, qual é a cor predominante.
Basta comentar, dando conta da vossa preferência clubística.

Unknown disse...

Olá a todos :)

Ricardo,parabéns pela bela imagem que colocaste no blog, acho que expressa bem a união e amizade do nosso grupo.

Bem, quanto ao bom Jesus....não vou comentar o que escreveste..pois sou sportinguista,mas em primeiro lugar sou e serei sempre uma vitoriana....

Beijinhos a todos!

Unknown disse...

Eu vi logo que a Dora e a Kátia Maria Margarida tinham bom gosto... Há coisas que se notam bem...
Jaqueline ... não sou de intrigas mas és a unica Sportinguista do grupo eheheh ...

Unknown disse...

Jaqueline ... já sou tua amiga outra vez :)

Unknown disse...

Ontem vi lá os vossos certificados na escola ... estava a pensar fazer uma fogueira por lá ... ou pasta de papel... aviões ... vou ter que pensar bem sobre o assunto!

Unknown disse...

Os Portistas e Sportinguistas não vão ver certificado nenhum... Os Vitorianos, vá lá, vá lá ... só desta vez safam-se ...

Unknown disse...

A esta hora ninguem me responde :/ Vão trabalhar malandros!! Pff ...

Unknown disse...

Olá Sandra :)


Para tua informação, já tenho o certificado..rrssss......

E quanto a nossa amizade, nunca deixei de ser tua amiga.....

Este fim de semana vou para praia, volto na segunda feira......Se alguém quiser, passe pela praia do Pego no Carvalhal, vou estar por lá....rrsss...

Beijinhos a todos

Adoro vos! Ja tenho saudades!

Unknown disse...

Ola Ricardo :)

Agora que os Benfiquistas estão bem :)
Quando estiverem a perder,não precisam chatear o presidente e nem os jogadores. Basta dizer " Ai Jesus!!!! ahahhahahhahahhahahha... Este recadinho tb é para a Sandra, Dora e Kátia...rrsss.ss

Beijinhos

Unknown disse...

Mas que coisa boa é o futebol, até conseguem evangelizar!!!!!
Quando estiverem aflitos, os Benfiquistas vão clamar por Jesus...rrsss :))))))

Unknown disse...

Nossa Senhora Jaqueline...
Todos viram que deixaste de ser minha amiga ...

Unknown disse...

:) Diverte-te na praia este fim-de-semana Jackie *

Ricardo disse...

Venho por este meio agradecer a indiferença de todos aqueles que não se dignaram responder ao repto lançado!
Como não sou hipócrita, vou enumerar os nomes de todos os que estão em falta: António, Raquel, Ricardo Costa, Rute, João, Vanda, Bruno e Manuel (ainda há esperança para esta dupla que tarda em aderir à blogosfera?!) - Manuel e Bruno, VER NÃO CHEGA!

Ora bem, a coisa está assim:
SLB - Dora, Sandra, Katia...
FCP - Pedro, Luísa...
SCP - (...)
VFC - Eu, Tiago, Jaqueline (depreendo que prefira integrar este lote)...

Nota: Os que considerarem que a sua preferância clubística não deve ser revelada, podem assinalar uma das seguintes opções:
- Deves ter alguma coisa a ver com isso;
- Sou do clube do Cristiano Ronaldo;
- O futebol, tal como a política, é um assunto sério. Sob pena de ferir susceptibilidades e perder amizades, opto por não responder;
- Outras.

Pedro Alves disse...

Ricardo !!!

Acho que quem não respondeu ou quem não diz de que clue é podes incluir no MAIOR (FCP) acho que ninguém se chateia...

Bjs e abraços

Raquel disse...

Como ousam acusar-me de negligenciar a defesa do "maior clube do mundo e talvez da europa"?! (Esta pérola é para ti Ricardo eheheh)

Olha a esmagadora maioria a emergir...

S.L.B.!!!

Raquel disse...

um pequeno apontamento...

Jaqueline, o que te fizeram?!!! Onde pára a doçura e prudência do teu discurso?

Ai valha-me Jesus CRISTO! (Sim, "CRISTO", antes q façam a piadinha e digam que é o "Jorge"...pfff q falta de originalidade!)

katia disse...

Olha quem ela é! Sr.ª Dr.ª, bons olhos a leiam. Já tínhamos saudades suas.
Com que então mais uma GLORIOSA no grupo? Eu não digo que você tem bom gosto? :)
Quanto à Jaqueline, há muito que a prudência dela se esquece de aparecer. Até já anda aos puxões de cabelo com a Sandra Mari Caxuxa, vê lá tu!
Pedrocas, essa de colocar os que não se pronunciam no clube dos portistas é mesmo arrogância "dragoa", loool.

Unknown disse...

Bem eu não sou de intrigas mas o Benfica vai la vai ta um pouco em bx de forma....
Bem o meu clube e o Vitória de Setubal e simpatizo com o SCP, eu só toda verdinha ....
ehhhhhhhh

Ricardo disse...

Balanço provisório (final!):
SLB - Dora, Sandra, Katia e Raquel.
FCP - Pedro e Luísa.
VFC - Eu, Tiago, Jaqueline e Vanda.

NOTA: Ana, António, Ricardo Costa, Rute, João, Bruno e Manuel escusaram-se a participar na votação. Acredito que há um mês torciam pelo Manchester United e agora são do Real Madrid desde pequeninos...