domingo, 17 de maio de 2009

Pergunta

Depois de muita ponderação, a K resolveu dar o seu contributo para o "Como Vai a Saudinha". Tenho a certeza que todos vão gostar muito, tal como eu, de ler as linhas que se seguem.

Pergunta:
Por onde andámos todos este tempo?
O Ricardo, esse eu sei onde anda há muito tempo…
Onde andava a Rute e o seu carinho tangível?
O João, as suas férreas convicções, sensibilidade e sentido de justiça?
O superficialmente fleumático Bruno, o seu método, a sua organização e a sua surpreendente paixão telúrica?
A “por acaso gostei” Vanda, as suas sonoras gargalhadas e encantadora simplicidade?
A “alemã” morena (Jaqueline) mais linda luso-brasileira que transpira doçura por todos os poros?
A Sr.ª Dr.ª que não olha, vê, que não ouve, escuta, que tem o olhar daquelas crianças tímidas, mas só ao início, e que depois, quando se solta só nos apetece levá-la para casa? (Já agora, as túlipas também são as minhas flores de eleição…)
O Pedro e a sua tranquilizante calma, a sua capacidade para nos fazer mergulhar na sua sabedoria binária, que teima sempre em vir à tona como o seu amor pelo mar?
A despachada Luísa que tem um sorriso do tamanho do mundo (eu sei, Sandra, que esta tem direitos de autor, mas é que tem mesmo) e que está sempre em estado de graça apesar do cansaço?
A doce Dora, a timidez que lhe amarrava os movimentos, lhe tolhia a voz mas que nunca conseguiu esconder os (lindos) olhos rasos de bondade? (Eu escrevi amarrava, tolhia, passado, pretérito!)
O sério António, profissional, atento, sempre com algo a acrescentar e a resposta certa quando menos se espera?
O luso-germânico Tiago com a sua radiofónica voz, os vastos conhecimentos dos mistérios das letras e sons e os seus sempre pensativos olhos?
O querido Girino e a sua esmagadora sensibilidade (eu também tenho muitas saudades dos cheiros da infância), o seu olhar, aparentemente perdido, de menino-homem que pode não saber o que quer, mas já sabe o que não quer? (Quando for grande quero ser como tu, lembras-te?)
O Manuel, a sua inteligência, a sua genuína atenção aos outros, a sua capacidade de ouvir o que os outros dizem como se fosse a primeira vez (mesmo quando não é), a sua distraída forretice (pensava que saía de fininho do restaurante sem pagar, está bem, está!), mas, sobretudo, o seu inconfundível olhar tatuado de meiguice e ternura?

Resposta:
Eu não sei por onde VOCÊS andavam, mas sei onde EU estava:
à vossa espera…

K

Ainda não me fui embora…

Sandra, pensavas que me tinha esquecido de ti?
Tu foste a alma deste curso, foste a razão pela qual muitos de nós fizeram um esforço titânico depois de um dia de trabalho para estarem presentes, foste o melhor método e técnica pedagógicos, foste a melhor aprendizagem que podíamos ter porque em todas as aulas (perdão, Ana, sessões) nos mostravas como se DEVE fazer: muita preparação, dedicação, atenção e, sobretudo, muito coração!

THE END

16 comentários:

Unknown disse...

Olá Kátia :)
Tenho que começar por dizer que nunca mais digo que és somítica (não sei se é com um “o” ou com um “u”, mas como combinei ir ter contigo daqui a uma hora, não tenho tempo para ver) nos comentários... eheh Sorry, fui precipitada...
Nestas maravilhosas linhas encontrei 6 palavras novas... ehehe espero que o Tiago também as desconhecesse (eheh)!
Depois… Realmente, gostaria de me assegurar que cada vez que sentes vontade de escrever realmente o fazes… porque é raro encontrar gente que escreva tão bem… Acho fantástico o facto de te assegurares que há um comentário para cada pessoa do grupo! A forma como descreves cada elemento é brilhante…
Tenho muito orgulho em ser tua amiga. Mesmo muito.
Aparte disso, também acho que a tua pergunta é realmente pertinente. Não sei onde andaram todos, mas já não vos perco.

Vanessa disse...

Ai a minha mana linda, fofa e querida também já anda nestas lides da escrita, até que enfim "sr Serafim"!! Sempre escreveste tão bem mana, agora e graças a estes amigos que sei que te dizem tanto.
Sempre te disse que a Amizade é o que fica...sempre, sempre, sempre. Quando tudo desmorona (sobretudo dentro de nós) sabe depois muito bem ter 1 ombro, voz, braço amigo. Quando tudo está bem, é igualmente bom.
Não são meus amigos mas se te tocaram tanto e tu és de entrega difícil então é porque são tudo de bom e tanto tu como eles merecem ter-se sempre nas vidas uns dos outros.
Não se percam, não se afastem, façam dos vossos dias pretextos para frutuosos (re)encontros. At the end of the day, é o sabor dos outros que nos fica cá dentro.
Beijos.

Unknown disse...

Temos que te conhecer Vanessa :)

Unknown disse...

Olá Kátia :)

Adorei, tu escreves muito bem. Parabéns! Agradeço-te pelas lindas palavras.
Tenho orgulho de ser tua amiga.

Beijinhos para K&R

Jaqueline :)

Raquel disse...

Kátia, há pouco, ao ouvir a tua voz ao telefone, senti a minha voz embargar, nao obedecendo ao meu controlo. Mas depois de ler as palavras com que nos presenteaste, mais, homenageaste, os meus olhos expressaram o que a voz não conseguiu...obrigada por me recordares, porque vos trago constantemente no pensamento.
Espero que me possas emocionar mais vezes, com contributos tão valiosos como este, num espaço (e perdoa-me a invasão, Ricardo) que se tornou inevitavelmente um pouco de todos nós. Não pares de escrever...

Raquel disse...

já agora, permite-me responder...

onde andámos? sem dúvida a caminhar numa direcção comum que nos levaria ao esperado (ainda que não consciente)encontro...

Unknown disse...

Querida Cátia :)

Escrever não é algo que aprecie muito, como disse-vos ontem não tenho o dom da escrita mas hoje arrisquei, vamos a isso...rrsss...

Voltei a ler o que escreveste, e a resposta a tua pergunta é:
Eu andava desanimada, sem muitas expectativas,talvez pela situação atual, talvez por não conseguir trabalhar naquilo que gosto, dificuldades no reconhecimento de minhas habilitações, todos sabem que não é facil a vida de um imigrante. Foi então quando decidi fazer o curso para ver se animava mais o meu dia a dia e ocupava o tempo disponivel ,no principio achei que seria complicado,por ser a única estrangeira, mas logo percebi que estava enganada, pois todos foram muito atenciosos e carinhosos para com a minha pessoa.
Conhecê-los foi grande presente, uma grande alegria.
Apareceram na minha vida para preencher um espaço quase vazio chamado amigos muito muito especiais.
Como disse a Sandra, sou uma pessoa reservada, e seletiva com as amizades, seja pela minha timidez,ou seja lá o motivo.
Mas a cada dia fui vos conhecendo, e a cada dia vos admiro ainda mais, pessoas simples, grandes profissionais dedicados; é muito raro encontrar pessoas com esse espirito de união e equipa, o bom de tudo isso é que a nossa amizade cresce dia após dia, já somos uma grande família ( a família dos 15 magníficos, bem merecido este título).

Bem já chega de escrever, já perceberam que a menina "alemã,morena e luso-brasileira não escreve nada de jeito..ahahahahahah..quem sabe com ajuda da formadora Cátia, eu consiga expressar-me melhor.

Estarei sempre por aqui, e podem contar comigo.

Amiga, desculpa os erros de ortografia, grámatica, depois mandas-me a correcção :)

Um beijo grande.

Sejam muito felizes

Jaqueline

Unknown disse...

Raquel ... que resposta linda :)

Unknown disse...

Jaqueline... eu vou-te contar a verdade ... só sou tua amiga para me tapares no cinema... eheh
Contrariamente ao que dizes, considero que escreves muito bem... Adorei ouvir ontem e adorei ler hoje ... Tu és muito especial mesmo *

Unknown disse...

Kátia... andas sOmitica novamente?

Pedro Alves disse...

haaaa este texto.....

muito bem ....

Cátia o texto está simplesmente espectacular (vindo de ti não esperava outra coisa), conseguis-te em uma frase para cada um de nós dizer um bocadinho de cada um ....

EXCELENTE Cátia

katia disse...

Desde já, agradeço a ESPONTANEIDADE do teu comentário. Bem-hajas, Pedro Alves!

katia disse...

A Jaqueline e a Raquel conseguiram um feito(quase)inédito: deixarem-me sem palavras! Querida Jaqueline, o teu texto está lindo. Erros? O único erro foi só te ter conhecido agora.

RicardoCosta disse...

Cátia como ja te tinha dito, escreves muito bem, tens o dom da palavra, è impressionante a forma como nos caracterizas e a modo como nos identificamos com as palavras po ti escolhidas. "...menino-homem que pode não saber o que quer, mas já sabe o que não quer?" acredita esta nunca mais me vou esquecer, Obrigado ;)

Bjs

RicardoCosta disse...

Quando fores grande, não queres ser como eu...eu é que quero ser como voces ;)respect

P.S: Atenção ás faixas etárias lool brincadeirinha

Unknown disse...

Depois sou eu... escreve sempre dois comentários seguidos e passa a vida a falar mal de mim ehehhe ... puto algarvio ... :)